Grupos de trabalho selecionam propostas para a cultura
As sugestões serão consolidadas e votadas na plenária final da Conferência Estadual, que se encerra nesta sexta (27).
26/09/2013 - 18:49Encerra-se nesta sexta-feira (27/9/13), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a 3ª Conferência Estadual de Cultura, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com o Legislativo mineiro, o Sistema Nacional de Cultura e o Ministério da Cultura. Nesta quinta-feira (26), quatro grupos de estudos se reuniram durante todo o dia para escolherem as propostas que serão avaliadas e votadas na plenária final do encontro.
O tema escolhido para esta edição foi "Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura", desdobrado em debates sobre os eixos: a implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, cultura e desenvolvimento econômico. Os temas foram subdividios em quatro sub-eixos cada e os grupos selecionaram 16 propostas, oito de âmbito nacional e oito de estadual - sendo pelo menos uma de cada sub-eixo. As 64 propostas serão novamente debatidas e votadas pelos participantes do último dia do debate, que começa às 9 horas.
O grupo 1 debateu o tema "Implementação do Sistema Nacional de Cultura", para o qual foram apresentadas 195 propostas. Dentre elas, há sugestões para criação de programas, apoio às iniciativas de formação e qualificação em gestão cultural; e de vinculação de receita orçamentária para a cultura.
Produção simbólica e diversidade cultural foi o tema do grupo 2. Das 302 sugestões analisadas, destacam-se as sugestões de mais espaço nos veículos de comunicação do Estado para a promoção das manifestações culturais das cidades periféricas da Região Metropolitana de Belo Horizonte; e a democratização da comunicação virtual, com a abertura de sinais de internet em praças, espaços culturais e em áreas rurais.
No grupo 3, que estudou o tema "Cidadania e direitos", foram apresentadas 130 sugestões. Uma delas propõe a implantação da agenda cultural na rede de ensino, com a realização de exposições, festivais de música, artesanato e gastronomia e apresentações de manifestações tradicionais. Outra propõe a criação de programas e mecanismos para a promoção e valorização dos artistas e atividades culturais, por meio do fortalecimento de associações, cooperativas e grupos culturais.
Já o grupo 4 analisou 180 propostas sobre o tema "Cultura e desenvolvimento". Uma das sugestões é inserir a economia criativa na estratégia de desenvolvimento e criar mecanismos para a sua consolidação na economia do País, por meio, sobretudo, do empreendedorismo e do cooperativismo. O incentivo à criação de novos circuitos turísticos em Minas Gerais também foi uma das sugestões apresentadas.
Após a consolidação das propostas analisadas na plenária final, os participantes vão eleger os delegados que participarão da Conferência Nacional, prevista para ser realizada em novembro.