Proposta de centro administrativo na Lagoinha motiva reunião
Possibilidade de desapropriações preocupa moradores da região.
24/09/2013 - 18:47Debater a construção, no bairro Lagoinha, do Centro Administrativo da Prefeitura de Belo Horizonte e a consequente desapropriação do Complexo da Lagoinha é o objetivo da audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (26/9/13), às 19h30. A reunião, a requerimento do deputado Fred Costa (PEN), será na quadra da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Rua Além Paraíba, 152, no bairro Lagoinha.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Revitalização do Complexo da Lagoinha, o parlamentar afirma que o prefeito Márcio Lacerda será convidado a participar do encontro. “Pela primeira vez, o prefeito poderá ouvir os moradores. Somente nesta última semana estive por três vezes com lideranças do Complexo da Lagoinha e eles são enfáticos em afirmar que só querem uma chance de dialogar com o prefeito, já que em nenhum momento foram consultados sobre as desapropriações”, disse.
Para Fred Costa, a revitalização do complexo não pode estar imposta à construção do Centro Administrativo. “Até porque o trânsito da região não vai suportar mais dezenas de milhares de pessoas todos os dias. Os impactos seriam desastrosos”, ressalta.
Além do prefeito, foram convidados para a reunião o padre da paróquia Nossa Senhora da Conceição, Gladstone Elias de Souza; o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Iuri Moreira; o presidente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, Leônidas José de Oliveira; o presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Conjunto Residencial São Cristóvão (Iapi), Carlos Alberto Pinheiro de Mendonça Junior; a líder comunitária do Programa Café com Prosa, Teresa Vergueiro; e o comerciante Humberto Rodrigues, que trabalha no bairro.