O foco do projeto “Reciclando oportunidades – Gerando trabalho e renda” é a gestão integrada de resíduos e a inclusão sócio-produtiva dos catadores de material reciclável
Dinis Pinheiro deu ênfase ao trabalho realizado pelos catadores na preservação do meio ambiente

Presidente da ALMG participa de solenidade em Jequitinhonha

Cerimônia inaugura coleta seletiva no município, um dos 16 integrantes do projeto Reciclando Oportunidades.

20/09/2013 - 16:01

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB), participou nesta sexta-feira (20/9/13) do lançamento da coleta seletiva em Jequitinhonha, um dos dezesseis municípios na região do baixo Jequitinhonha que integra o projeto Reciclando Oportunidades – Gerando Trabalho e Renda”. Com foco na gestão integrada de resíduos e na inclusão sócio-produtiva dos catadores de material reciclável, o projeto é uma parceria do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), por meio do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), do Ministério Público Estadual, através da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social, e da prefeitura de Jequitinhonha. O deputado Gustavo Corrêa (DEM) também participou do evento.

A cidade já possui uma Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, que existe há três anos. De acordo com o diretor executivo do CMRR, José Aparecido Gonçalves, a associação está sendo revitalizada e vai atender mais seis munícipios da região, além de Jequitinhonha. Para Gonçalves, o evento de lançamento da coleta seletiva na cidade é um momento histórico, pois traz a esperança de erradicação dos lixões, com a implementação de um novo processo de tratamento de resíduos, além de ser a afirmação de um compromisso em defesa da vida.

Ainda de acordo com Gonçalves, são 74 municípios em todo o Estado que, com o apoio do CMRR, participam do projeto Reciclando Oportunidades - Gerando Trabalho e Renda, além de mais 30 que aguardam pela realização de uma parceria. Prefeitos e representantes das cidades do baixo Jequitinhonha que já integram o projeto receberam, durante o evento, um diagnóstico social e da geração de resíduos de cada município para que, no futuro, também possam implementar seus processos de coleta seletiva.

Bolsa-Reciclagem é lembrada durante o evento

O deputado Dinis Pinheiro ressaltou a ação promovida em Jequitinhonha e deu ênfase ao trabalho realizado pelos catadores na preservação do meio ambiente. Ao falar do valor do trabalho dos catadores, o presidente também lembrou a criação da Bolsa-Reciclagem, incentivo financeiro pago trimestralmente a catadores de material reciclável do Estado. Ele espera que a iniciativa, fruto do Projeto de Lei 2.122/11, de sua autoria, possa inspirar ações semelhantes em outros Estados. “A vida pública nos dá a oportunidade de redescobrir novos valores, para que possamos contribuir para uma sociedade mais cidadã”, afirmou.

O pioneirismo da Bolsa-Reciclagem também foi enaltecido pelo coordenador geral de Inclusão e Mobilização Social do Ministério Público, Paulo César Vicente de Lima, que agradeceu o presidente da ALMG pela iniciativa. Ele também afirmou que as bandeiras da reciclagem e da coleta seletiva não são apenas uma obrigação, mas também uma prioridade do Ministério Público, bem como um dever legal e uma responsabilidade de todos. Já na opinião da presidente do Servas, Andrea Neves, Minas Gerais se tornou uma referência em políticas públicas voltadas para a reciclagem.

Geração de renda - Um dos pontos destacados pela prefeita de Jequitinhonha, Iracilda Dias da Silva, foi a importância do projeto para a geração de renda das famílias envolvidas com o trabalho de coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Ela também mencionou o trabalho educativo para a implementação das práticas de reciclagem. Já para a professora da Escola Estadual Coronel Ramiro Pereira, Fidelcina Cabral Fernandes, um dos grandes méritos da iniciativa de implantar a coleta seletiva em Jequitinhonha é o seu caráter educacional. “Vamos colocar os nossos alunos em ação, para que eles sejam os multiplicadores da ideia, passem para seus familiares e vizinhos”, disse.

Após o lançamento da coleta seletiva, as autoridades seguiram para o local onde é feita a triagem e compostagem dos resíduos sólidos em Jequitinhonha. Postos coletores de material reciclável serão instalados em vinte pontos da cidade.