Comissão quer audiências em São Joaquim de Bicas e Alfenas
Audiências públicas vão abordar prestação de serviço pela Copasa e impacto ambiental de grandes empreendimentos.
18/09/2013 - 18:15Oito requerimentos de visita e audiências públicas foram aprovados na tarde desta quarta-feira (18/9/13) durante reunião da Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Dentre os pedidos estão previstas audiências em Alfenas (Sul de Minas) e São Joaquim de Bicas (Região Metropolitana de Belo Horizonte).
De autoria do presidente da comissão, deputado Almir Paraca (PT), foram aprovadas a realização das seguintes audiências públicas: em Novo Cruzeiro (Vale do Jequitinhonha), debate sobre a execução do programa Água para Todos na região e as dificuldades enfrentadas pelo difícil acesso à água, especialmente pelas comunidades rurais e agricultores da agricultura familiar; debate sobre a questão da desertificação no Noroeste de Minas, conforme levantamentos feitos em série de reportagens do jornal Estado de Minas; e debate sobre as agências de bacia hidrográfica, no contexto das legislações federal e estadual de recursos hídricos.
De autoria do deputado Pompílio Canavez (PT), foram aprovados dois requerimentos de audiências públicas, um para discutir a atuação da Defesa Civil no Estado e outro para realização de debate em Alfenas sobre a prestação de serviços de abastecimento de água e esgoto pela Copasa na região. Também de autoria do deputado Pompílio Canavez, juntamente com o deputado Rogério Correia (PT), foi aprovada visita da comissão ao Ministério Público para levar cópia das notas taquigráficas da reunião realizada no dia 26 de agosto, em que foi discutido o uso de água para o transporte de minério.
Por fim, de autoria da deputada Maria Tereza Lara (PT), foi aprovado requerimento de audiência pública em São Joaquim de Bicas, no distrito de Nossa Senhora da Paz, para discutir os impactos ambientais causados pelos grandes empreendimentos na região do Médio Paraopeba.