Além do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, outros seis parlamentares participaram da reunião itinerante

ALMG cerra fileiras com prefeitos por mais verbas da União

Dinis Pinheiro participa de encontro da AMM em Nanuque e cobra revisão do pacto federativo para alavancar municípios.

17/09/2013 - 17:13

A defesa de uma maior autonomia financeira para os municípios, que ficam com apenas 10% do total de impostos arrecadado pela União, e a criação de uma frente parlamentar municipalista para tentar reverter esse quadro. Esse foi o saldo das discussões que movimentaram a primeira reunião itinerante da atual diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), realizada na manhã desta terça-feira (17/09/13) em Nanuque (Vale do Mucuri). O encontro teve a presença de seis deputados, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro (PSDB), e ainda do governador Antonio Anastasia.

O Vale do Mucuri é uma das regiões mais pobres do Estado, o que levou mais de 50 prefeitos ao encontro, no qual cobraram mais investimentos nas áreas de saúde e educação com o objetivo de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A região só supera o IDH do Vale do Jequitinhonha, que também mandou representantes à reunião da AMM. Nos discursos dos prefeitos, restou a constatação de que, sem condições de criar condições mais favoráveis de desenvolvimento, muitas prefeituras sobrevivem apenas dos minguados repasses federais.

Os prefeitos aproveitaram a presença das duas maiores autoridades políticas do Estado para reforçar suas reivindicações, classificadas como justas por Dinis Pinheiro. O presidente da ALMG lembrou o trabalho já realizado pela Comissão de Assuntos Municipais e reforçou a importância de um novo pacto federativo. “A Assembleia de Minas tem buscado incansavelmente conversar com a sociedade e para isso viajamos, visitamos, promovemos debates, eventos, buscando identificar os anseios dos mineiros. Por isso é um orgulho participar de um encontro como este”, disse.

O governador reforçou a necessidade da descentralização das receitas da União, garantindo que o Executivo vai cerrar fileiras ao lado da AMM por esta causa. “A relação do Governo do Estado com a AMM é muito positiva. Esta entidade tem dado uma grande contribuição para aprimorar o trabalho do Executivo. As revindicações apresentadas aqui são todas procedentes e legítimas. Gostaria de atendê-las neste momento, mas, infelizmente, não temos recursos para fazer tudo na mesma hora. Mas podem ter certeza que serão devidamente avaliadas”, afirmou.

Deputados - Além do presidente da ALMG e do governador, também participaram do encontro, entre outras autoridades, os deputados Célio Moreira (PSDB), Leonardo Moreira (PSDB), Jayro Lessa (DEM), Neilando Pimenta (PHS) e Gustavo Perrella (PDT). Os deputados também ouviram das lideranças municipais a cobrança da inclusão do Vale do Mucuri no semi-árido brasileiro, o que beneficiaria os municípios com ações, verbas e projetos do Governo Federal voltados para regiões afetadas pela seca. A criação da Frente Municipalista foi anunciada por Célio Moreira como uma forma de a Assembleia ajudar os prefeitos em suas reivindicações.

Entre os prefeitos presentes estava o presidente da AMM, Antônio Carlos Andrada, que ressaltou a nova linha de ação da entidade. “A AMM adotou como estratégia interiorizar suas ações, e nada melhor para isso do que se deslocar da Capital e estar presente no interior, reunindo gestores de todas as regiões do Estado para discutir as demandas e a pauta municipalista com os prefeitos”, destacou.

Já o prefeito de Nanuque, Ramon Ferraz, lembrou que há 17 anos a cidade não recebia o governador em missão oficial. Como principais reivindicações da sua cidade, ele cobrou, entre outras demandas, a reforma do aeroporto e o asfaltamento da estrada de acesso ao distrito de Vila Pereira. “Esta é uma oportunidade ímpar de alavancarmos o desenvolvimento do Vale do Mucuri”, apontou.