ALMG cerra fileiras com prefeitos por mais verbas da União
Dinis Pinheiro participa de encontro da AMM em Nanuque e cobra revisão do pacto federativo para alavancar municípios.
17/09/2013 - 17:13A defesa de uma maior autonomia financeira para os municípios, que ficam com apenas 10% do total de impostos arrecadado pela União, e a criação de uma frente parlamentar municipalista para tentar reverter esse quadro. Esse foi o saldo das discussões que movimentaram a primeira reunião itinerante da atual diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), realizada na manhã desta terça-feira (17/09/13) em Nanuque (Vale do Mucuri). O encontro teve a presença de seis deputados, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro (PSDB), e ainda do governador Antonio Anastasia.
O Vale do Mucuri é uma das regiões mais pobres do Estado, o que levou mais de 50 prefeitos ao encontro, no qual cobraram mais investimentos nas áreas de saúde e educação com o objetivo de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A região só supera o IDH do Vale do Jequitinhonha, que também mandou representantes à reunião da AMM. Nos discursos dos prefeitos, restou a constatação de que, sem condições de criar condições mais favoráveis de desenvolvimento, muitas prefeituras sobrevivem apenas dos minguados repasses federais.
Os prefeitos aproveitaram a presença das duas maiores autoridades políticas do Estado para reforçar suas reivindicações, classificadas como justas por Dinis Pinheiro. O presidente da ALMG lembrou o trabalho já realizado pela Comissão de Assuntos Municipais e reforçou a importância de um novo pacto federativo. “A Assembleia de Minas tem buscado incansavelmente conversar com a sociedade e para isso viajamos, visitamos, promovemos debates, eventos, buscando identificar os anseios dos mineiros. Por isso é um orgulho participar de um encontro como este”, disse.
O governador reforçou a necessidade da descentralização das receitas da União, garantindo que o Executivo vai cerrar fileiras ao lado da AMM por esta causa. “A relação do Governo do Estado com a AMM é muito positiva. Esta entidade tem dado uma grande contribuição para aprimorar o trabalho do Executivo. As revindicações apresentadas aqui são todas procedentes e legítimas. Gostaria de atendê-las neste momento, mas, infelizmente, não temos recursos para fazer tudo na mesma hora. Mas podem ter certeza que serão devidamente avaliadas”, afirmou.
Deputados - Além do presidente da ALMG e do governador, também participaram do encontro, entre outras autoridades, os deputados Célio Moreira (PSDB), Leonardo Moreira (PSDB), Jayro Lessa (DEM), Neilando Pimenta (PHS) e Gustavo Perrella (PDT). Os deputados também ouviram das lideranças municipais a cobrança da inclusão do Vale do Mucuri no semi-árido brasileiro, o que beneficiaria os municípios com ações, verbas e projetos do Governo Federal voltados para regiões afetadas pela seca. A criação da Frente Municipalista foi anunciada por Célio Moreira como uma forma de a Assembleia ajudar os prefeitos em suas reivindicações.
Entre os prefeitos presentes estava o presidente da AMM, Antônio Carlos Andrada, que ressaltou a nova linha de ação da entidade. “A AMM adotou como estratégia interiorizar suas ações, e nada melhor para isso do que se deslocar da Capital e estar presente no interior, reunindo gestores de todas as regiões do Estado para discutir as demandas e a pauta municipalista com os prefeitos”, destacou.
Já o prefeito de Nanuque, Ramon Ferraz, lembrou que há 17 anos a cidade não recebia o governador em missão oficial. Como principais reivindicações da sua cidade, ele cobrou, entre outras demandas, a reforma do aeroporto e o asfaltamento da estrada de acesso ao distrito de Vila Pereira. “Esta é uma oportunidade ímpar de alavancarmos o desenvolvimento do Vale do Mucuri”, apontou.