A reunião destacou a importância da instituição para o desenvolvimento do município do Sul de Minas, da região e até do Brasil
O reitor da universidade, José Roberto Scolforo, recebeu placa alusiva à homenagem

Assembleia faz homenagem à Universidade Federal de Lavras

Reunião Especial de Plenário comemorou os 105 anos da instituição.

12/09/2013 - 21:29

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) recebeu, nesta quinta-feira (12/9/13), homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelos seus 105 anos de existência. A Reunião Especial de Plenário atendeu a requerimento do deputado Fábio Cherem (PSD), que destacou a importância da instituição para o desenvolvimento não apenas do município do Sul de Minas e região, principalmente no setor agrário, mas de todo o Brasil.

“A história da Ufla confunde-se com a do próprio município”, destacou Cherem, lembrando que em 2011 a instituição foi eleita a melhor do Estado e a terceira do Brasil no ranking das melhores universidades públicas e privadas, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC). O deputado citou ainda a relação da Ufla com a comunidade, ressaltando que a parceria com a administração municipal promove grandes benefícios para a população local. “O futuro educacional do Brasil já é uma realidade. A Ufla é um centro de excelência e projeta-se no rumo das melhores universidades do mundo”, ressaltou.

Falando em nome do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), Cherem mencionou que a Ufla ajudou o Brasil a ter a perspectiva de se tornar o celeiro do mundo e saudou a criação do curso de Medicina, previsto para iniciar em 2014.

O reitor da universidade, José Roberto Soares Scolforo, disse que a homenagem “feita pelo maior símbolo da democracia e da representação do Estado” deve ser compartilhada com todos os que contribuíram para o crescimento da instituição nesses 105 anos. Ele falou das atividades desenvolvidas e citou que a Ufla foi determinante para a evolução da agricultura no Brasil. A ocupação do cerrado nos últimos 30 ou 40 anos, segundo ele, foi feita com base nas pesquisas realizadas pela universidade. “Que a gente possa, ao longo da história, ser considerado um exemplo de compromisso, envolvimento, amor e dedicação, lastreado no sentimento de honradez”, afirmou.

Pioneirismo - Fundada em 1908 com o nome de Escola Agrícola de Lavras, a instituição foi convertida em universidade em 1994. É considerada pioneira em ciências agrárias e no desenvolvimento de novas cultivares e maquinários agrícolas. Com um acervo estimado em 300 mil volumes em sua biblioteca, a Ufla forma 10 mil alunos por ano em 26 cursos de graduação, além de oferecer titulação de mestrado, doutorado e especialização à distância. Em 2014 serão oferecidos mais cinco cursos de graduação, entre eles o de Medicina.

O Hino Nacional Brasileiro e composições populares foram interpretados pela dupla Binho Sebá (violão) e Rosa Nunes (voz). Compuseram a mesa ainda o prefeito e o vice-prefeito de Lavras, Marcos Cherem e Aristides Silva Filho; o presidente da Câmara Municipal de Lavras, Marcos Possato; a vice-reitora da Ufla, Édila Vilela Resende Von Pinho; e o aluno da universidade João Marcos Lara.