Segurança na Copa do Mundo será tema de audiência pública

Deputados querem conhecer estratégias para garantir tranquilidade a torcedores, turistas e delegações.

13/09/2013 - 13:45

Diante da possibilidade de novas manifestações nas ruas durante a Copa de 2014, as Comissões de Segurança Pública e Extraordinária da Copa do Mundo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretendem desde já saber o que os órgãos de segurança pública planejam para garantir a tranquilidade para a realização do evento. Nesta terça-feira (17/9/13), às 9h30, no Plenarinho I, será realizada uma audiência pública para discutir esse tema. O requerimento para a reunião é do deputado Tenente Lúcio (PDT).

De acordo com informações do gabinete do parlamentar, o objetivo é conhecer as estratégias que estão sendo preparadas para oferecer segurança de torcedores, turistas e delegações esportivas. Durante a Copa das Confederações, em julho deste ano, os protestos chegaram a ameaçar a própria realização de algumas partidas. Em Belo Horizonte, os confrontos entre polícia e manifestantes deixaram um rastro de destruição na região da Pampulha e até mortes. Isso apesar da existência do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), um núcleo de inteligência para monitoramento de grandes eventos e situações de crise composto pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, BHTrans, Guarda Municipal e Forças Armadas, entre outros órgãos.

Convidados – Para a reunião foram convidados o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz; o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant'Ana; o superintendente regional da Polícia Federal, Sérgio Barboza Menezes; o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, Walder Nascimento Vieira; e o secretário municipal de Segurança Urbana e Patrimonial de Belo Horizonte, Hélio Santos Júnior.