ALMG discute criminalidade no Centro-Oeste de Minas
Comissão de Segurança Pública vai aos municípios de Lagoa da Prata e Arcos nesta segunda-feira (16).
13/09/2013 - 11:58A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta segunda-feira (16/9/13), duas audiências públicas para debater a segurança na região Centro-Oeste do Estado. A primeira reunião, em Lagoa da Prata, atende a requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT) e visa a debater as condições de segurança pública na região considerando-se principalmente as questões de efetivo das polícias Civil e Militar. O encontro será realizado na Câmara Municipal de Lagoa da Prata (Rua Ângelo Perilo, 35), às 9h30. O segundo encontro, em Arcos, objetiva discutir a segurança na região e as sugestões para uma ação integrada entre os municípios. Atendendo a requerimento da deputada Maria Tereza Lara (PT), a audiência será realizada na Câmara Municipal de Arcos (Rua 25 de Dezembro, 760), às 14 horas.
De acordo com Sargento Rodrigues, a audiência em Lagoa da Prata foi requerida tendo em vista uma documentação enviada pelo presidente da Câmara Municipal daquele município, Edmar Nunes Miranda, e pelo vereador Paulo Roberto Agostinho Pereira, na qual demonstra-se o crescimento da criminalidade local, bem como a diminuição do número de policiais atuantes. Rodrigues afirmou que a discussão vai envolver também as cidades vizinhas, distritos e povoados.
No caso da audiência em Arcos, a deputada Maria Tereza Lara ressalta que o envolvimento das esferas de poder, das polícias e dos cidadãos é fundamental para que se modifique as estruturas e se implante uma cultura de paz nas instituições e no ir e vir diário de cada morador. "Segurança é direito de todos. É necessário combater à criminalidade, o aumento do uso de drogas, mas nada é tão eficaz quanto a prevenção. Educar bem nossas crianças e adolescentes, possibilitar acesso à cultura, à educação de qualidade e ao esporte evitará problemas futuros. Hoje, nosso esforço é para combater à violência que assola a sociedade e vamos nos dedicar a isso, mas também evitar que a criminalidade cresça em nossas comunidades”, afirma Maria Tereza.
Convidados – Para participar do debate em Lagoa da Prata foram convidados o prefeito da cidade, Paulo Cesar Teodoro; o presidente da Câmara Municipal, vereador Edmar Nunes Miranda; o juiz diretor do Foro da Comarca de Lagoa da Prata, Aloysio Líbano de Paula Júnior; o subsecretário de Administração Prisional da Secretaria de Estado de Defesa Social, Murilo Andrade de Oliveira; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Márcio Martins Sant'Ana; o chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Cylton Brandão da Matta; e o promotor de Justiça da Comarca de Lagoa da Prata, Eduardo Almeida da Silva. Também foram chamados os vereadores e vereadoras do municipio.
Para participar da audiência em Arcos foram convidados o prefeito Roberto Alves da Silva; o presidente da Câmara Municipal, vereador Halph Carvalho de Oliveira; o juiz diretor do Foro da Comarca de Arcos, Joaquim Morais Júnior; a defensora pública-geral do Estado de Minas Gerais, Andréa Abritta Garzon; a promotora de Justiça da Comarca de Arcos, Rosiley Fátima Borges; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Márcio Martins Sant'Ana; o chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Cylton Brandão da Matta; o presidente do Conselho de Segurança Pública de Arcos, Ester Lages Lopes; o vereador da Câmara Municipal de Arcos Geraldo Rodrigues Teixeira; e o presidente da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac), Marley Ferreira de Assunção.