Fiemg lança agenda legislativa na ALMG
Documento traz posição da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais sobre 37 projetos em tramitação.
11/09/2013 - 12:56A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) lançou, na manhã desta quarta-feira (11/9/13), no Salão Nobre, sua Agenda Legislativa 2013. A publicação, de 68 páginas, revela a posição da Fiemg em relação a 37 projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a maioria deles nas áreas de meio ambiente e política tributária e fiscal.
O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), agradeceu a Fiemg por acreditar no Parlamento mineiro e afirmou que as causas defendidas pela entidade são de amplo interesse da população do Estado. "É imprescindível um parque industrial mais robusto, mais moderno, capaz de ampliar a geração de emprego e renda", defendeu.
O presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, elogiou o trabalho desenvolvido pela Assembleia e a disposição para ouvir o empresariado mineiro. "A ALMG tem nos dado abertura para dizer o que pode afetar a indústria e o desenvolvimento do Estado", afirmou. "É a primeira vez, nos últimos anos, que a gente vê uma parceria da Assembleia com o setor produtivo. E o fruto mais significativo dessa parceria foi a aprovação, em julho, do projeto do Cetec [Projeto de Lei 3.842/13]", completou o vice-presidente regional Adson Marinho.
Segundo a Fiemg, a Lei 20.823, de 2013, originária desse projeto, possibilitou que o setor investisse R$ 200 milhões em centros de tecnologia. A norma prevê a concessão de bens móveis e imóveis da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) para uso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) durante 20 anos.
Triângulo e Alto Paranaíba - A deputada Liza Prado (PSB) cumprimentou a Fiemg por sua atuação e afirmou que a ALMG está mais próxima dos empresários. "Vocês têm parceiros nos deputados desta Casa", enfatizou. Após lembrar algumas dificuldades enfrentadas pela indústria, como elevada carga tributária e más condições das rodovias, a deputada pediu apoio para a criação da Região Metropolitana do Triângulo e Alto Paranaíba. Liza Prado ressaltou que a medida vai facilitar o desenvolvimento da região.
O deputado Romel Anizio (PP) também lembrou a importância da entidade. "A Fiemg é propulsora do desenvolvimento que Minas experimenta hoje". Para exemplificar, o deputado mencionou que Minas Gerais, que ocupava a 4ª posição na produção brasileira de açúcar e álcool, tornou-se o 2º maior produtor do País.
Ao encerrar a reunião, o presidente da ALMG afirmou que o movimento Renegociação Já, pela revisão das dívidas públicas dos estados com a União, lançado em 2011, precisa ser retomado. "Conto com o apoio de vocês, pois o pagamento dos juros exorbitantes da dívida prejudica o crescimento de nosso Estado", afirmou Dinis Pinheiro.
Também estiveram presentes no lançamento os deputados Anselmo José Domingos (PTC), Jayro Lessa (DEM), Juarez Távora (PV), Tiago Ulisses (PV) e Ulysses Gomes (PT), além do presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Beneficiamento de Mármore, Granitos e Rochas Ornamentais do Estado de Minas Gerais (Sinrochas), José Balbino Maia de Figueiredo; do presidente do Sindicato da Indústria do Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer), Fausto Varela Cançado; e do secretário de Relações Institucionais do Sindicato da Indústria Extrativa Mineral de Minas Gerais (Sindiextra), Luís Márcio Vianna.