O deputado Durval Ângelo e a vereadora de Contagem Isabella Filaretti visitaram o presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues

Vara de infrações penais para menores será criada na Capital

Informação foi dada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, Durval Ângelo, após visita ao presidente do TJMG.

10/09/2013 - 12:46

Uma vara de infrações penais para crianças e adolescentes deve ser criada em breve em Belo Horizonte, segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Durval Ângelo (PT). Em companhia da vereadora de Contagem Isabella Filaretti, ele visitou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, na manhã desta terça-feira (10/9/13).

Na visita, os parlamentares também reivindicaram do presidente do TJMG a implantação de outra vara semelhante em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Além de dar a notícia da criação da vara na Capital, provavelmente em outubro deste ano, o desembargador Joaquim Herculano Rodrigues respondeu que é preciso fazer um levantamento do número de processos em Contagem. Esse estudo é que vai dizer qual a real necessidade de implantar a vara nesse município. Após essa análise, segundo o desembargador, será necessário ainda prever os recursos orçamentários para custear a nova área.

Durval Ângelo elogiou a criação da vara em Belo Horizonte. Segundo o deputado, ela é uma reivindicação antiga da ALMG, por meio da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Prostituição Infantil, que concluiu seus trabalhos em maio de 2002. Quanto à possibilidade da nova vara em Contagem, ele informou que vai aguardar o estudo do TJMG, o qual será enviado à Assembleia e à Câmara Municipal de Contagem.

Já a vereadora Isabella Filaretti disse ter saído animada após a visita, com a ajuda da Comissão de Direitos Humanos, do deputado Durval Ângelo e do presidente do TJMG. Por outro lado, ela afirmou que espera um desfecho positivo do estudo, já que estaria crescendo em Contagem a violência contra crianças e adolescentes.