Aplicativo

Assembleia de Minas disponibiliza aplicativo para iPhone

A partir desta terça (10), o interessado pode baixar a ferramenta que traz diversas informações, como projetos e leis.

06/09/2013 - 18:53 - Atualizado em 10/09/2013 - 11:13

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) disponibiliza, a partir desta terça-feira (10/9/13), um aplicativo para dispositivos móveis que vai possibilitar aos cidadãos consultar informações e acompanhar, através do iPhone e do iPad, as atividades da instituição. O sistema, que poderá ser baixado gratuitamente na loja virtual da Apple (App Store), permite, entre outros serviços, o acesso a projetos em tramitação, ao banco de Legislação Mineira, às Constituições do Estado e Federal e ao Regimento Interno. 

O aplicativo também vai possibilitar o acesso a informações referentes aos deputados, como participação em comissões, proposições apresentadas e pronunciamentos. Será possível, ainda, assistir ao vivo à TV Assembleia, além de consultar a agenda institucional, as notícias e os podcasts da Rádio Assembleia. O aplicativo conta também com espaço para contato direto com cada deputado e com a ALMG. Uma versão para Android já está sendo desenvolvida e estará disponível ainda neste ano.

App Store - Para encontrar o aplicativo, busque o termo "ALMG", na aba de Apps para Iphone. Se for utilizar em Ipad, basta aumentar a imagem depois.

Aplicativo aproxima ALMG e sociedade

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destaca que a instituição foi pioneira no Brasil nos processos de informatização e de abertura para a sociedade e que vem mantendo essa posição ao buscar mecanismos de contato com a população. "Esta é mais uma ação inovadora da Casa na trajetória de se consolidar como um organismo transparente, aberto e permeável às manifestações da sociedade”, salienta.

Para o diretor de Planejamento e Coordenação da Casa, Alaôr Messias Marques, desde o início do processo do Direcionamento Estratégico da ALMG, foi pensado como a instituição poderia fazer uso da tecnologia para se aproximar da população. Essa iniciativa, segundo o diretor, é um dos exemplos disso. “A Assembleia também mostra, com esse aplicativo, que está atenta às novas tecnologias”, acrescenta.

O gerente-geral de Tecnologia da Informação da Assembleia, Marcelo Migueletto, destaca que esse trabalho alinha-se ao esforço do setor em atuar no conceito da mobilidade, tendo contado com o apoio da Gerência de Comunicação em Mídias Digitais. “Outra inovação foi o fato de o aplicativo ter sido construído com base nos dados abertos já disponibilizados pela Assembleia para a sociedade", ressalta.