Organização Internacional do Café recebe homenagem na ALMG

Reunião Especial celebrará 50 anos da entidade, no momento em que Minas sedia evento internacional sobre o produto.

06/09/2013 - 15:34

A Organização Internacional do Café (OIC) será homenageada pelos seus 50 anos de fundação na próxima quarta-feira (11/9/13) às 20 horas em reunião especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O diretor executivo da OIC, Robério Oliveira Silva, receberá uma placa comemorativa. Também estarão presentes ao evento representações estrangeiras participantes da Semana Internacional do Café, que acontece de 9 a 13 de setembro, em Belo Horizonte. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Alves Nascimento, também estará presente e receberá uma placa comemorativa.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial e o segundo consumidor do mundo de café. Apesar disso, será a primeira vez que o país irá sediar a Semana Internacional do Café. De acordo com um dos autores do requerimento, o 1º secretário da Mesa da Assembleia, deputado Dilzon Melo (PTB), "os olhos do mundo estarão voltados para Minas Gerais na Semana Internacional do Café. Nada mais justo, já que nacionalmente nosso Estado domina cerca de 52% da produção. Ao prestarmos homenagem à OIC, damos o devido valor aos produtores e demais 'servidores' do café. Será uma chance de colocar o café em foco novamente, um produto que gera emprego e renda não só em Minas, mas em diversos países”. Os demais autores do requerimento são os deputados Gustavo Corrêa (DEM), Juarez Távora (PV), Tiago Ulisses (PV), e Ulysses Gomes (PT).

A OIC foi fundada em Londres, sob os auspícios das Nações Unidas. Algumas das prioridades da entidade são aprimorar a qualidade e incrementar o consumo mundial do café, incentivar a economia cafeeira sustentável e prover informação objetiva e acessível sobre o mercado mundial do produto. Os países membros discutem as principais questões e dificuldades do comércio internacional do café e desenvolvem políticas e soluções apropriadas.