Nome de Fernando Iannotti para o Deop tem parecer favorável
Indicação segue agora para discussão e votação em Plenário em turno único.
03/09/2013 - 18:08Foi aprovado nesta terça-feira (3/9/13), em comissão especial na Assembleia Legisaltiva de Minas Gerais (ALMG), parecer favorável à indicação de Fernando Antônio Costa Iannotti para o cargo de diretor geral do Departamento de Obras Públicas do Estado (Deop-MG). O parecer do novo relator, deputado Adalclever Lopes (PMDB), favorável ao nome de Fernando Iannotti, segue agora para discussão e votação em Plenário em turno único. O relator inicialmente indicado, deputado Inácio Franco (PV), enviou comunicado ao presidente da comissão, deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), afirmando que não poderia participar da arguição pública em função de outros compromissos.
Antes da votação do parecer, o relator questionou o candidato à presidência do Deop-MG quanto à média de investimentos do órgão nos últimos anos. Engenheiro de formação, Iannotti respondeu que, de 2003 até hoje, o órgão tem uma média anual de investimentos de aproximadamente R$ 250 milhões, o que totaliza no período de dez anos cerca de R$ 2,5 bilhões. Isso, afirma ele, graças ao grande volume de empréstimos obtidos pelo Governo do Estado. “Temos investimentos substanciosos no setor, e precisamos utilizar bem esses recursos”, reforçou.
Já o deputado Sávio Souza Cruz (PMDB) perguntou sobre a possibilidade de obras no Aeroporto de Pedra Azul (Jequitinhonha), lembrando que terminais próximos daquela cidade, em Pirapora e Januária, já estão recebendo intervenções do Governo do Estado. O engenheiro confirmou as obras nas duas cidades do Norte de Minas e citou outros municípios onde os aeroportos estão passando por reformas, como Itajubá e Patos de Minas, entre outros. E destacou projetos em curso para os terminais de Pouso Alegre, Poços de Caldas, Serro e outros.
Em relação a Pedra Azul, Iannotti afirmou não ver dificuldade para desenvolver um projeto para o município. O deputado Adalclever Lopes aproveitou para reivindicar do candidato a presidente do Deop a elaboração de projeto para atender ao aeroporto de Pedra Azul. “Reforço o pedido de Sávio Souza Cruz para que essa obra seja priorizada, e, se possível, com o asfaltamento do aeroporto”.
O deputado Bonifácio Mourão (PSDB) declarou ser testemunha do trabalho sério e dinâmico de Fernando Iannotti. “Fui subsecretário do Deop, conheço o órgão e o trabalho de Fernando”, realçou. Tratando da planilha de preços da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, o deputado perguntou a Iannotti quais os benefícios trazidos por essa ferramenta.
Fernando Iannotti destacou várias vantagens propiciadas pela utilização da planilha. Segundo ele, o Deop se espelha nela para realizar suas obras, já que ela traz referências de preços para as intervenções a serem realizadas. Além disso, afirmou, a planilha subsidia muitos municípios que pleiteiam ou que já têm convênios com o Estado. “A planilha permite que os recursos sejam bem aplicados, de modo coerente e de forma integrada”, elogiou.
Currículo - Durante a reunião, Fernando Iannotti também falou a respeito de sua carreira no Estado. “Em janeiro do ano que vem, faço 40 anos de serviço público”, comemorou. Formado em Engenharia Civil, ele se especializou em Engenharia de Transportes na França e fez pós-graduação em Administração Pública. Iniciou sua carreira no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), onde chegou a vice-diretor do órgão. Foi ainda subsecretário de Estado de Turismo, secretário adjunto de Estado de Transportes e Obras Públicas e presidente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), em Belo Horizonte.
Iannotti lembrou que no DER-MG, onde atuou por mais tempo, participou de uma das experiências mais gratificantes de sua vida: a elaboração, juntamente com outros profissionais, de um curso de especialização em engenharia rodoviária.