Etapa Estadual é ponto alto do Fórum Mobilidade Urbana

Encontro técnico será no Plenário da ALMG, dias 19 e 20 de setembro, e discutirá desafios e alternativas para o tema.

02/09/2013 - 18:21 - Atualizado em 05/09/2013 - 14:19

Acontece nos dias 19 e 20 de setembro a Etapa Estadual do Fórum Técnico Mobilidade Urbana - Construindo Cidades Inteligentes, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com instituições da sociedade civil organizada. A mobilidade urbana é prioridade do Legislativo mineiro este ano. O evento será no Plenário e pode ser considerado o ponto alto do fórum técnico, voltado especialmente para cidades com mais de 20 mil habitantes, que devem elaborar planos de mobilidade urbana até 2015 (Lei Federal 12.587, de 2012).

A abertura será no dia 19, às 9 horas, seguida de discussões sobre os temas “Política Nacional de Mobilidade Urbana e as Perspectivas dos Planos Municipais” e "Desafios do Planejamento Urbano em Minas Gerais e a Construção dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana”

Às 11 horas, está prevista a entrega das propostas da Consulta Pública e dos Encontros das Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte e do Vale do Aço ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB). Às 14h30, novo debate, desta vez em torno de “Gestão e planejamento da mobilidade urbana”.

No dia 20, dois painéis fecham o evento. Na parte da manhã, “Cidades inteligentes e sustentáveis”. À tarde, “Transporte coletivo: tarifas, gratuidades e e transparência".

Entre os convidados, especialistas de Belo Horizonte, Goiânia (GO), Rio de Janeiro e São Paulo, com destaque para o diretor técnico de Mobilidade Sustentável para a América Latina do Institute for Transportation and Development Policy, Ulises Navarro.

A participação da sociedade civil organizada é marcante: 95 entidades parceiras ajudaram a construir o evento, como fundações, prefeituras, secretarias, associações, sindicatos, autarquias, faculdades, institutos e movimentos de todo o Estado.

Lançado oficialmente em 20 de fevereiro deste ano, o fórum está sendo marcado por diversas etapas: ciclo de debates, encontros preparatórios e consulta pública. Cada etapa cumpre os objetivos definidos pelos participantes: a Consulta Pública proporcionou contribuições on line sobre os temas do fórum. O Ciclo de Debates, por meio de palestras, explicou os conceitos de mobilidade urbana e de cidades inteligentes, para nivelar o conteúdo entre os participantes.

Dois encontros de regiões metropolitanas (do Vale do Aço e de Belo Horizonte), permitiram que a população discutisse e votasse propostas que contemplam a realidade dessas regiões. Agora, a Etapa Estadual divulgará experiências nacionais e internacionais de mobilidade urbana. Depois da Etapa Estadual, haverá a Agenda com Municípios: Construindo o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (com locais e datas ainda a definir).

Objetivos - O fórum tem como objetivos mobilizar o poder público e a sociedade civil em torno do tema da mobilidade urbana e da construção de cidades inteligentes e sustentáveis; e discutir os principais desafios e alternativas para a questão da mobilidade urbana.

Outros objetivos são debater experiências em mobilidade urbana a partir de perspectivas trazidas por especialistas e gestores das áreas afins à temática; e buscar a sensibilização e a capacitação de agentes públicos, da sociedade civil organizada, dos trabalhadores nos sistemas de transporte e da população em geral para a construção dos Planos Municipais de Mobilidade.