Pensando em Minas aborda discurso na ALMG no governo JK
Palestra no dia 12/9, na Escola, vai analisar a forma de implantação da proposta de modernização governamental.
02/09/2013 - 16:12 - Atualizado em 11/09/2013 - 18:25A proposta de modernização do governo Juscelino Kubitschek em Minas Gerais, entre 1951 e 1955, e seus significados para a sociedade mineira, essencialmente agrária à época, é a temática da próxima edição do Pensando em Minas. A palestra "A modernidade no discurso político: a Assembleia Legislativa e o governo JK em Minas Gerais" será no dia 12 de setembro, às 19 horas, no Auditório da Escola do Legislativo (ELE).
O tema dessa edição foi objeto de pesquisa das servidoras da ALMG Maria Elisabete Gontijo dos Santos e Maria Beatriz Gontijo dos Santos, realizada no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisa da ELE (Nepel). O material resultou em uma publicação, editada pela ELE, que será lançada durante o Pensando em Minas.
A pesquisa analisa a forma como foi implantada a proposta de modernização do governo JK, por meio da análise dos discursos parlamentares realizados na Assembleia e de outros documentos históricos. As servidoras procuraram verificar, entre outros aspectos, o sentido da modernidade diante do tradicionalismo então dominante, o quadro político e social, as relações entre os atores políticos e entre o governo e o Parlamento.
Na palestra, elas vão apresentar reflexões sobre o sentido dos pronunciamentos e também fatores linguísticos dos discursos.
Inscrições - As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 11 de setembro pelo e‑mail escola.eventos@almg.gov.br. É preciso informar o título do evento, o nome do participante, o telefone e o endereço. Os participantes não inscritos e que quiserem participar da palestra poderão assinar a lista de presença.
Programa - O Pensando em Minas é promovido pela Escola do Legislativo e realizado em parceria com a TV Assembleia. Esta edição será coordenada pelo historiador e servidor da ALMG Luiz Fernandes de Assis.