Assembleia promove duas audiências públicas em Arinos

Comissões discutem desenvolvimento sustentável nas bacias hídricas locais e simbologia da água como elemento cultural.

30/08/2013 - 14:45

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove esta semana duas audiências públicas no município de Arinos (Noroeste de Minas). Na quinta-feira (5/9/13), a partir das 9 horas, a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização vai debater a integração dos órgãos e entidades dos Governos Federal e Estadual nas ações e intervenções pelo desenvolvimento sustentável em curso na Bacia do Rio Urucuia. A reunião terá também o objetivo de de discutir a atuação do parlamento do sertão e o funcionamento do Consórcio dos Municípios das Bacias dos Rios Carinhanha e Urucuia.

No dia seguinte, sexta-feira (6/9/13), às 10 horas, a Comissão Extraordinária das Águas  se reúne para debater a simbologia da água e sua importância como elemento cultural, de formação dos agrupamentos urbanos e humanos, de manutenção das famílias no campo e indutora de sua identidade territorial e social. A comissão ainda discutirá as tecnologias sociais empregadas na preservação, manejo e gestão do patrimônio hídrico e o cerrado como um bioma berço das águas.

As duas audiências serão realizadas no Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão (Cresertão), no distrito de Sagarana, a requerimento do deputado Almir Paraca (PT).

De acordo com informações do gabinete do deputado Almir Paraca, os debates ocorrerão no âmbito do Encontro dos Parceiros para Desenvolvimento Sustentável do Vale do Urucuia e do Festival de Sagarana. A marca permanente do festival é "Sagarana: feito Rosa para o Sertão – cultura, identidade e sustentabilidade", que foi idealizada para comemorar o centenário do escritor Guimarães Rosa. Contudo, as temáticas são anuais e, neste ano, em sua sexta edição, o evento discutirá "Das veredas ao mangue: rumo à terceira margem".

Durante o festival são debatidos temas como cultura, sustentabilidade, políticas públicas, economia solidária e comunicação participativa. O objetivo do evento é a valorização da cultura popular para fortalecer a identidade cultural e a autoestima da população local.

Convidados – Para a reunião da Comissão de  Assuntos Municipais e Regionalização foram convidados o ministro de Estado da Saúde, Alexandre Padilha; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida; o secretário de Estado Extraordinário de Regularização Fundiária, Wander Borges; o gerente de Atendimento e Articulação Regional de Comunicação da Petrobrás nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Minas Gerais, José Samuel Magalhães; o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Alfredo Streit; o diretor-geral do Iter/MG, Alexandro Moks do Carmo; e o prefeito municipal de Dom Bosco e presidente da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (Amnor), João Paulo da Silva.

Para participar do debate da Comissão Extraordinária das Águas foram convidados o prefeito de Arinos, Roberto Sales; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt; o comandante da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar, coronel Armando Leonardo Linhares de Araújo Ferreira da Silva; o presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos; o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas, Bertholdino Apolonio; o presidente da Associação dos Munícipios da Microrregião Noroeste de Minas, João Paulo da Silva; o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Alfredo Streit; a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Rio Urucuia, Irene Gomes Guedes; o membro da Cooperativa da Agricultura Familiar Sustentável com base na Economia Solidária, Dionete Figueiredo Barbosa; e o presidente da Associação de Apoio à Agricultura Familiar, Astolfo Moreira da Silva.