Presidente da ALMG participa de seminário no Jequitinhonha
Dinis Pinheiro e outros deputados estiveram na abertura de evento sobre o manejo de eucalipto para a indústria.
28/08/2013 - 14:30Plantações de eucalipto fazem parte da paisagem do Vale do Jequitinhonha, considerado a maior floresta artificial de eucalipto do mundo. Para ampliar os conhecimentos sobre manejo, sustentabilidade e regularização ambiental do setor, o Sebrae e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) realizaram o 3º Seminário Nacional Manejo de Eucalipto para a Indústria em Turmalina, cidade a 500 km da Capital mineira. A abertura do evento foi na manhã desta terça-feira (28/08/13) e contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB); do presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Júnior; dos deputados Gustavo Corrêa (DEM), Ivair Nogueira (PMDB), Célio Moreira (PSDB), Luiz Henrique (PSDB); de secretários de Estado e de autoridades locais.
Até esta quinta-feira (29), no Centro Administrativo de Turmalina, empresários vão debater com especialistas e pesquisadores sobre os usos e aproveitamentos dos produtos florestais para os setores moveleiro, alimentício, farmacêutico, metalúrgico, da construção civil e do vestuário. O objetivo é estimular a competitividade e o empreendedorismo local, atrair investidores e novos negócios para a região.
A iniciativa foi louvada pelo presidente da ALMG em seu discurso. “É preciso valorizar as riquezas do Vale do Jequitinhonha, assim como seu povo simples e com força de vontade. Assumo o compromisso, junto com os deputados, de sempre buscar incentivos para a região”, destacou Dinis Pinheiro.
O presidente citou, como uma das ações que beneficiaram os vales do Jequitinhonha e Mucuri, a aprovação da Lei 18.030, de 2009, conhecida como “Lei do ICMS Solidário”, em vigor desde 2011. Autor do projeto que deu origem à lei, Dinis Pinheiro lembrou que foram dez anos de debates até a sua sanção pelo governador, contemplando 15 milhões de mineiros em 741 cidades.
Já o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, embasou seu discurso na importância da microeconomia local. “O Vale do Jequitinhonha é uma região rica, e a solução para seus problemas está em seu povo, que é experiente, determinado e trabalhador. As micro e pequenas empresas têm que crescer. Por isso, temos de apoiar os empresários locais, porque são eles que geram emprego e criam riquezas, fazendo com que os recursos sejam geridos e aplicados na região”, pontuou.
Parlamentares querem mais recursos para a região
O deputado Célio Moreira anunciou, durante a abertura do evento, que vai elaborar um requerimento para a constituição da Frente Parlamentar da Indústria do Mobiliário e de Artefatos de Madeira, com o objetivo de buscar políticas e recursos para o desenvolvimento da região.
O deputado Luiz Henrique destacou a importância da aprovação do Projeto de Lei (PL) 810/11, de autoria do deputado Gustavo Corrêa, que cria, na microrregião de Turmalina, o Polo de Desenvolvimento do Setor da Indústria e do Comércio de Móveis. Além de Turmalina, o polo será integrado pelos municípios de Minas Novas, Chapada do Norte, Capelinha, Itamarandiba, Carbonita, Leme do Prado e Veredinha.
Já o deputado Ivair Nogueira apontou como essencial para o desenvolvimento regional os investimentos em infraestrutura. “Temos de melhorar as rodovias que dão acesso à região, assim como construir um aeroporto em Turmalina”.
Mostra de produtos industriais - Paralelamente ao seminário, acontece a 3ª Mostra de Produtos Industriais do Vale do Jequitinhonha, na Praça Matriz. Entre as palestras que serão ministradas, destacam-se os temas “Manejo do eucalipto para a madeira tratada, móveis e perspectiva de mercado vinculado ao eucalipto”; “O design entregando resultados”; e “A produção do etanol a partir da casca de eucalipto”.