Deputados analisam matérias da comissão.

Postura da PM em reintegração de posse motiva audiência

Comissão de Política Agropecuária vai debater ainda contratos rompidos com granjeiros do Alto Paranaíba.

28/08/2013 - 16:24

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou dois requerimentos de audiência pública na reunião desta quarta-feira (28/8/13). Uma das reuniões, a ser realizada em Belo Horizonte, atende a requerimento do presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (sem partido). A outra, em Monte Carmelo (Alto Paranaíba), contempla solicitação da deputada Liza Prado (PSB).

O deputado Antônio Carlos Arantes está preocupado com a postura da Polícia Militar mineira no que tange ao não-cumprimento de mandados de reintegração de posse em propriedades rurais. Segundo a justificativa do presidente da comissão, a PM vem, inclusive, descumprindo ordens do Poder Judiciário, quando este, dirimindo conflitos, determina a reintegração de terras ocupadas por movimentos sem-terra . Diante disso, o parlamentar requer audiência pública para avaliar tal comportamento da PM.

Já o requerimento da deputada Liza Prado mostra preocupação com produtores rurais granjeiros de peru do município de Monte Carmelo e região, em decorrência da rescisão de contratos com a empresa Brasil Foods S.A.. Segundo a deputada, a Brasil Food teria rompido 80 contratos, havendo ainda estimativa de mais 20 rescisões, totalizando 100 contratos encerrados, o que atingiria todo o setor de granja de perus do município. Na audiência, a parlamentar ainda quer debater a possível transferência da Brasil Foods para o estado de Goiás. Atualmente a empresa está sediada em Uberlândia (Triângulo Mineiro).

Consulte o resultado da reunião.