Economia criativa requer articulação de diversos atores
Em audiência pública da Comissão de Turismo, a integração necessária para alavancar iniciativa foi tida como desafio.
27/08/2013 - 17:35Um dos principais desafios para alavancar a economia criativa é integrar todos os atores envolvidos, como governo, parceiros e sociedade. Esse foi um pontos abordados, nesta terça-feira (27/8/13), durante audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Essa opinião foi manifestada pelo deputado Gustavo Perrella (PDT), presidente da comissão e autor do requerimento da reunião.
“Nosso maior desafio é trabalhar em conjunto, integrar todas as instituições envolvidas. Por isso, é importante trazer esse tema para a Assembleia Legislativa para a interlocução com a sociedade”, afirmou Perrella. O parlamentar explicou também que a reunião teve como objetivo promover a economia criativa e debater as políticas públicas com impactos no setor turístico. Ele salientou que já aconteceu um primeiro encontro, em junho, sobre o tema, para conhecer o programa Minas Criativa, do Governo do Estado.
O superintendente de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Antônio Ribeiro, ressaltou iniciativas da pasta que têm relação com o Minas Criativa. Uma das ações apontadas diz respeito à agroindústria familia,r para que o estabelecimento agroindustrial de pequeno porte busque habilitação sanitária. “Isso agrega valor ao produto”, afirmou.
Ele salientou também que há a proposta de criação de uma Política Estadual de Agroecologia. “É um tema importante quando se fala em culinária. Defendemos um alimento livre de agrotóxicos”, falou. Outra questão abordada pelo superintendente foi a do queijo artesanal. Ribeiro destacou a possibilidade de comercialização dos queijos fora de Minas Gerais a partir da Portaria 1.305/13. E citou o Programa Mineiro de Incentivo ao Cultivo, à Extração, ao Consumo, à Comercialização e à Transformação do Pequi e Demais Frutos e Produtos Nativos do Cerrado.
Movimento Minas é destacado em reunião
A coordenadora do Núcleo de Sistemas e Gestão do Escritório de Prioridades Estratégicas, Simone Cota Silva, abordou o Movimento Minas, um projeto estruturador para a interação entre governo e sociedade, que gera insumos para a promoção da economia criativa.
Já o chefe da comunicação do Escritório de Prioridades Estratégicas, Paulo Roberto Emediato, salientou que o Movimento Minas promoveu discussões sobre quais são as oportunidades para a economia criativa no Estado, tanto no site quanto presencialmente. Ele contou que, no fim do processo, surgiram 57 ideias e foram envolvidos 150 profissionais da economia criativa.
As ideias deviam considerar um dos temas seguintes: aproveitar as iniciativas já existentes, reconhecer as identidades locais, considerar a formação e qualificação para o desenvolvimento econômico e também as soluções integradas.
Aspectos da economia criativa são ponderados por participantes
A gerente do projeto Minas Criativa da Secretaria de Estado de Turismo, Marina Pacheco Simão, relatou que ainda não foi possível integrar todos os setores produtivos ligados ao tema. “Em primeiro lugar, abordamos a gastronomia para, em um segundo momento, falarmos da moda. Não há como falar em gastronomia sem falar da agricultura familiar”, falou. Além disso, ela relacionou a culinária ao turismo de experiência.
Paulo Roberto Emediato destacou o Madrid Fusion, festival gastronômico realizado na Espanha, que homenageou a culinária mineira em janeiro deste ano. Simone disse que, como o Movimento Minas é o espaço de interlocução entre diferentes atores, é possível trabalhar com foco no turismo. “O movimento é uma forma de identificar maneiras de trabalhar na temática”.
José Antônio Ribeiro falou sobre o Festival Gastronômico de Tiradentes. “O evento já está bastante consolidado, mas outras iniciativas estão sendo gestadas ou ainda não foram tão potencializadas. Podemos trabalhar nesse sentido. Um exemplo também é alavancar ainda mais o turismo rural, com o qual podemos trabalhar a culinária e o recebimento de turistas por famílias locais”, explicou. Ele elogiou o trabalho da ALMG na promoção desse debate.
Minas Criativa - É um dos projetos estratégicos da Secretaria de Turismo, cuja proposta é se desenvolver dentro da economia criativa, que, segundo os representantes da pasta, é um conceito ainda novo. A economia criativa tem como insumo básico o “capital intelectual”. No Brasil, o impulso da economia criativa teve início em 2004.
Requerimentos – De autoria do deputado Gustavo Perrella, foram aprovados quatro requerimentos para a realização de audiências públicas com o objetivo de promover a economia criativa e debater seus impactos no setor turístico. Uma delas, proposta para o dia 3 de setembro, tem o objetivo de fazer a interface desse tema com o empreendedorismo. As outras três pretendem discutir o assunto atrelado à gastronomia, à moda e à qualificação profissional.