ALMG analisa indicações para cargos no Executivo

Comissões especiais se reúnem para ouvir indicados para a Jucemg, a Utramig e o Iter.

23/08/2013 - 15:35

Três indicados pelo governador Antonio Anastasia para presidirem instituições estaduais serão sabatinados nas próximas terça (27/8/13) e quarta-feira (28) pelas comissões especiais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) criadas para emitir parecer sobre as indicações.

A primeira arguição pública acontece com a advogada e empresária Ângela Pace Silva, na terça-feira (27), às 11 horas, no Plenarinho II. Ela foi indicada para a presidência da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), cargo que já exerce. A Jucemg é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico que tem entre suas atribuições a função de realizar serviços de registro empresarial, sociedade empresarial e sociedade cooperativa; realizar funções referentes a agentes auxiliares do comércio, como tradutores públicos e leiloeiros; e manter o Cadastro Estadual de Empresas Mercantis.

Ângela Pace já foi assessora parlamentar, professora universitária e secretária municipal em Belo Horizonte. Presidiu também o Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O relator na comissão especial é o deputado Marques Abreu (PTB).

Utramig – O presidente da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), José Murilo Resende, indicado para o mesmo cargo, será sabatinado também na terça-feira (27), às 15h30, no Plenarinho II. A instituição tem por finalidade formar profissionais em diversos níveis, oferecendo cursos de qualificação, extensão, formação técnica, pós-graduação lato sensu e superior especial para professores, além de informática básica e competências comportamentais para pessoas com deficiência auditiva e visual. Além da sede na Capital, a Utramig está presente em Nova Lima, Lagoa Santa e Vespasiano, todas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Psicólogo com pós-graduação em Docência em Ensino Superior e em Psicologia Clínica e Saúde Mental pelo Instituto Cultural Newton Paiva, Resende já atuou como professor de Psicologia Organizacional na mesma faculdade e foi psicólogo clínico da Prefeitura de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Ofereceu também diversos cursos e treinamentos para empresas nas áreas de desenvolvimento interpessoal e gestão de pessoas. O deputado Doutor Wilson Batista (PSD) é o relator na comissão.

Iter – O terceiro sabatinado da semana será o engenheiro Alexandre Moks do Carmo, indicado para presidir o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter). A arguição pública será na quarta-feira (29), às 9h30, no Plenarinho III. O relator é o deputado Romel Anísio (PP).

O Iter é uma autarquia cuja finalidade é planejar, coordenar e executar a política agrária e fundiária do Estado, por meio da regularização de áreas devolutas urbanas e rurais e de outras ações destinadas à democratização do acesso e à fixação do homem à terra.

Alexandro Moks do Carmo é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), instituição pela qual obteve o título de pós-graduação em Avaliações e Perícias. É pós-graduado também em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Fumec. Foi diretor do Núcleo de Informática da Prefeitura de Sabará, exercendo ainda o cargo de secretário de Finanças daquele município.

Tribunal de Contas - Na terça-feira (27), a comissão especial formada para emitir parecer sobre o nome do auditor Gilberto Pinto Monteiro, indicado pelo governador para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), deverá votar o parecer favorável emitido pelo relator, deputado Duarte Bechir (PSD). Na reunião anterior, o deputado Ulysses Gomes (PT) solicitou vista (prazo para analisar mais detalhadamente) do relatório. A reunião será no Plenarinho II, às 15 horas.