Atlético é homenageado pela conquista da Libertadores
Reunião Especial de Plenário prestigia o clube, campeão da Copa Libertadores da América 2013.
23/08/2013 - 22:51 - Atualizado em 26/08/2013 - 14:56“Desde o momento da vitória na Libertadores, cada minuto desta conquista está na minha mente. Eu só tenho a agradecer. E quero dizer obrigado aos parceiros da diretoria do Galo, ao Cuca, aos jogadores, a essa torcida. Enfim, a todos que colaboraram para me proporcionar esta que foi a maior alegria que eu tive na vida.” As palavras são de Alexandre Kalil, presidente do Clube Atlético Mineiro, após receber a placa em homenagem ao título da Copa Libertadores da América 2013, entregue na Reunião Especial de Plenário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada na noite desta sexta-feira (23/8/13).
Realizada a requerimento do deputado Mário Henrique Caixa (PCdoB), a solenidade também marcou, nas palavras do parlamentar, “os 105 anos de história e glória do time”. Com o Plenário lotado de torcedores, a homenagem ainda foi prestigiada pelo técnico campeão Cuca, dirigentes do alvinegro mineiro e parlamentares estaduais declaradamente atleticanos, como os deputados Rogério Correia e André Quintão (ambos do PT), João Leite (PSDB) e a deputada Luzia Ferreira (PPS). O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, outro atleticano confesso, também compareceu.
Ao saudar o time do coração, Caixa relembrou a angústia das vezes em que a falta de sorte atravessou o caminho do Galo. “Por tantas vezes batemos na trave, sempre esperando um título nacional, mas Deus nos reserva algo maior. Cuca é um predestinado. A sua vitória na Libertadores tinha de ser no Galo. Parabéns! Você estará sempre nos corações dos alvinegros de Minas.” Animado, o parlamentar concluiu manifestou esperança na conquista do título mundial. "Eu tenho certeza de que em dezembro o grito de campeão vai ecoar pelo mundo. Seremos campeões, eu acredito”, afirmou, sob uma chuva de aplausos.
Placa comemorativa destaca pioneirismo
Entregue a Alexandre Kalil pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), acompanhado do deputado Caixa, os dizeres da homenagem destacam o pioneirismo do clube, dentro e fora do campo, e a conquista de vários títulos. Homenageia ainda a força da torcida e a qualidade da atual equipe campeã das Américas em 2013, enfatizando tal conquista.
Após entregar a placa, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, ressaltando ser um “atleticano ilhado em sua família”, relembrou um período da história do Galo que, segundo ele, foi um momento mágico, mas mal servido pela sorte: os anos 1970, em que a equipe possuía grandes jogadores, graças à visão de Elias Kalil. "E agora, quis o destino que o filho dele nos compensasse com este presente inesquecível”, concluiu.
O secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, que representou o governador Antonio Anastasia, lembrou que ambos são atleticanos e ficaram emocionados com a vitória do Atlético na competição continental. “É tanta nobreza, tanta glória, tanta emoção, que nos sentimos honrados em ser atleticanos. Esta conquista levou o nome do Atlético Mineiro para além das fronteiras do Estado e do Brasil', ressaltou.
Para encerrar a solenidade, uma animada apresentação da Charanga do Galo, que tocou o hino do clube, entre outras canções que já fazem parte do repertório da torcida do alvinegro mineiro.
Time foi criado em 1908
O Atlético Mineiro, carinhosamente chamado de Galo, foi criado em 25 de março de 1908, quando um grupo de estudantes reuniu-se no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte, para dar início àquele que se tornaria um dos maiores times do Brasil.
A história do clube é marcada por atitudes e títulos pioneiros. Ainda em 1908, foi o primeiro time mineiro a trocar as antigas bolas de meia pelas bolas de couro. Conquistou a Taça Bueno Brandão, primeiro torneio de futebol realizado no Estado. Em 1915, venceu o primeiro campeonato oficial de futebol de Minas Gerais.
Em 1929, o Atlético disputou o primeiro jogo internacional de uma equipe mineira, vencendo o campeão português Victória de Setúbal. Na primeira competição interestadual profissional realizada no País, o Atlético se consagrou Campeão dos Campeões, em janeiro de 1937.
Em 1950, o Galo realizou uma excursão pela Europa, disputando dez partidas contra equipes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e França. Foram seis vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, feito que rendeu ao time o título simbólico de “Campeão do Gelo”.
Em 1971, o Atlético se consagrou o primeiro campeão brasileiro, alcançando o título com vitórias em cima do São Paulo e Botafogo no triangular final da competição. A saga alvinegra continuou em 1992, com a conquista da primeira Copa Conmebol. A partir daí, a equipe mineira amargou um jejum, quebrado numa espetacular campanha na Copa Libertadores. Com o apoio da torcida, que acompanhou todas as partidas recitando o mantra “Eu acredito”, o Galo arrebatou a taça em 24 de julho último.