Repressão a drogas sintéticas será tema de audiência pública
Debates sobre o aumento da criminalidade em cidades mineiras também estão na pauta da Comissão de Segurança Pública.
21/08/2013 - 13:15Preocupada com o aumento da incidência de apreensões de drogas sintéticas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) quer realizar uma audiência pública para obter das forças policiais informações quanto às ações de repressão ao tráfico de drogas no Estado. O requerimento para a reunião, assinado pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT), foi aprovado pela comissão nesta quarta-feira (21/8/13).
Segundo o parlamentar, entre maio de 2011 e abril de 2012, foram apreendidas 2.063 unidades de drogas sintéticas na região metropolitana, número que passou para 12,7 mil nos 12 meses seguintes e representa um aumento de 515%. Uma das maiores limitações para a repressão a esse tipo de droga, de acordo com Rodrigues, é a dificuldade de fiscalização, pelo fato de a venda ser disseminada entre amigos, geralmente em pequenas quantidades.
Interior - O aumento da criminalidade nas cidades de Poços de Caldas (Sul) e Jaíba (Norte) também deve ser tema de audiências públicas da comissão. Dois requerimentos nesse sentido, de autoria do deputado Cabo Júlio (PMDB), foram aprovados. Segundo o parlamentar, no primeiro semestre de 2013, o número de crimes violentos em Poços de Caldas subiu 115% em relação ao mesmo periodo de 2012. Em Jáiba, ele atribui o aumento da violência à situação precária do aparato de segurança, como falta de efetivo policial e viaturas em mau estado de conservação.
Outros dois requerimentos do deputado Sargento Rodrigues foram aprovados. O primeiro pede visita da comissão ao Departamento de Operações Especiais da Polícia Civil (Deoesp) de Belo Horizonte, a fim de conhecer as ações relativas à apuração dos crimes de explosão e roubo de caixas eletrônicos no Estado. O outro pede o envio de ofício ao chefe da Polícia Civil, solicitando empenho e agilidade na apuração do roubo de aproximadamente 500 kg de dinamite em uma mineradora de Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte) ocorrido na madrugada do dia 19/8.