O corpo do deputado José Henrique foi velado no Salão Nobre da Casa

Autoridades destacam vida pública de José Henrique

Durante velório no Salão Nobre, presidente da ALMG, governador, vice-governador e ministro se despedem do deputado.

20/08/2013 - 17:25 - Atualizado em 20/08/2013 - 18:00

Diversas lideranças políticas foram se despedir do deputado José Henrique (PMDB), 1º-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que morreu na madrugada desta terça-feira (20), aos 56 anos. No Salão Nobre da ALMG, onde o corpo do parlamentar estava sendo velado por familiares e amigos, as autoridades presentes foram unânimes em destacar sua personalidade serena, mas ao mesmo tempo firme.

De acordo com o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), José Henrique era um ser humano diferenciado. “Poucas pessoas conseguiram agregar tantos valores, como bondade, caráter, retidão, espírito público e, acima de tudo, amor ao próximo. Um grande humanista, abraçou a causa da saúde com muito vigor. Exemplo raro de vida pública, brilhou nesta Casa”, afirmou.

“Minas hoje está triste. Sentimento de dor, de profunda tristeza para todos os mineiros. Mas certamente esse seu legado vai nos levar a uma profunda reflexão. Tive o privilégio de tê-lo ao meu lado como 1º-vice-presidente da ALMG, com muito equilíbrio e firmeza”, completou o presidente do Legislativo mineiro.

Segundo o governador Antonio Anastasia, José Henrique foi um deputado muito atuante e que merece ser lembrado por muitas qualidades. “Durante todos esses anos de vivência que tive pessoalmente com ele, como secretário, vice-governador e governador, nunca tive contra ele sequer uma palavra. Era uma pessoa do bem, de bom coração, líder não só no seu partido como em sua região eleitoral”.

O governador lembrou que José Henrique, que cumpria o quinto mandato consecutivo como deputado estadual, "sofreu muito nos últimos anos com a enfermidade que o levou tão cedo", referindo-se ao câncer, contra o qual o parlamentar lutou por cinco anos. “Ele deixa um belo exemplo de dedicação aos municípios. Tinha uma vinculação social principalmente com as comunidades mais carentes, que ele representava”, ressaltou.

Assim como Dinis Pinheiro, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, comentou que José Henrique, seu companheiro de partido, teve uma atuação muito forte na ALMG, especialmente na área de saúde, sempre em defesa do Estado. “Foi um grande amigo. Sempre foi do PMDB e tive a felicidade de conviver três mandatos com ele aqui na Assembleia, que, junto com Minas, perde muito com sua morte, principalmente o Leste do Estado”, avaliou o ministro.

Já o vice-governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, destacou que, assim como o sogro do parlamentar (o também deputado José Laviola, falecido em 2001), José Henrique foi um homem público comprometido com as causas municipalistas. “Tinha consciência do compromisso público vindo através do voto. E também o peso de um grande líder regional, marcado por cinco mandatos, crescente na sua votação, o que traduz o nível de compromisso dele com suas bases”.

Presenças - Além do vice-governador, outros dois ex-presidentes da ALMG estiveram presentes ao velório: o prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio (PMDB); e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Mauri Torres. A solenidade contou ainda com a presença de deputados estaduais e federais, bem como do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Elmiro Alves do Nascimento.