A Plenária Final do Parlamento Jovem de Minas 2012 foi realizada no dia 27 de junho

Parlamento Jovem reúne estudantes a partir desta quarta (21)

Jovens de todo o Estado discutem propostas desenvolvidas ao longo do primeiro semestre.

20/08/2013 - 17:46

Com o tema Cidades Sustentáveis – Desafio para as Novas Gerações, a 10ª edição do Parlamento Jovem Minas chega à sua reta final nesta semana. A partir desta quarta-feira (21/8/13), mais de 100 jovens, de 18 municípios do Estado, irão discutir e aprovar as propostas apresentadas nas etapas municipais do programa, finalizadas no mês de julho.

Nos dois primeiros dia do evento, os participantes serão recebidos no Hotel Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Na quarta, eles participarão de oficinas de entrosamento e de teatro. Já na quinta (22), haverá reuniões dos grupos de trabalho e os estudantes receberão esclarecimentos sobre a dinâmica desses grupos e da plenária final. A gerência da Escola do Legislativo (ELE) acertará os últimos detalhes com os coordenadores municipais. No mesmo dia, também ocorrerá um debate sobre os protestos ocorridos no País este ano e serão escolhidos os coordenadores e relatores dos grupos de trabalho.

Na sexta-feira (23), pela manhã, os participantes realizarão um estudo sobre a proposta de documento final do programa. A partir das 14h30, na plenária final, os relatórios dos grupos serão apresentados e aprovados por maioria simples. Um documento final, contendo as propostas enviadas pelas câmaras municipais e as propostas aprovadas nos grupos de trabalho e na plenária final, será entregue a um representante da Assembleia. Após o encerramento do evento, os jovens retornam ao hotel fazenda para jantar.

O programa - O Parlamento Jovem de Minas, criado em 2004 por meio de uma parceria entre a ALMG e a PUC Minas, tem como principal objetivo a formação política de estudantes dos ensinos médio e superior. Em suas seis primeiras edições, o programa mobilizou, apenas em Belo Horizonte, 800 estudantes de 42 escolas.

A partir de 2010, o PJ firmou parcerias com diversas câmaras municipais, mobilizando escolas, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil de todo o Estado. As propostas desenvolvidas pelos jovens, após terem sido apresentadas na ALMG, podem se transformar em projetos de lei ou mesmo em políticas públicas. Desde o início do projeto, mais de 150 proposições foram encaminhadas para apreciação da Assembleia.

Cidades participantes - Em 2013, fazem parte do projeto Parlamento Jovem as cidades de Belo Horizonte, Carandaí, Caratinga, Capelinha, Espera Feliz, Iturama, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Uberaba, Viçosa e Visconde do Rio Branco.