Plenário homenageia Atlético pela conquista da Libertadores

Reunião especial será realizada na próxima sexta-feira (23), no Plenário.

14/08/2013 - 17:38

A tão comemorada conquista do Atlético na Copa Libertadores da América será motivo de uma Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na próxima sexta-feira (23/8/13), às 20 horas, o presidente do clube mineiro, Alexandre Kalil, receberá a placa comemorativa alusiva ao título. O autor do requerimento, deputado Mário Henrique Caixa (PCdoB), acrescenta que a homenagem é extensiva, também, aos 105 anos de “história e glória” do Galo.

Caixa afirma que a vitória na Libertadores tem importância histórica, sobretudo, em função do longo período que o Atlético ficou sem conquistar um título de expressão. O último, lembra o deputado, foi o primeiro Campeonato Brasileiro, em 1971, há, portanto, 42 anos. O próprio deputado, nascido em 1972, jamais tinha comemorado um título expressivo do clube de seu coração. “É um momento histórico também para a torcida, que se manteve fiel por todo este tempo”, considera o parlamentar.

História - O Atlético Mineiro, carinhosamente chamado de Galo, foi criado em 25 de março de 1908, quando um grupo de estudantes reuniu-se no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte, para dar início àquele que se tornaria um dos maiores times do Brasil.

A história do clube é marcada por atitudes e títulos pioneiros. Ainda em 1908, foi o primeiro time mineiro a trocar as antigas bolas de meia pelas bolas de couro. Conquistou a Taça Bueno Brandão, primeiro torneio de futebol realizado no Estado. Em 1915, venceu o primeiro campeonato oficial de futebol de Minas Gerais.

Em 1929, o Atlético disputou o primeiro jogo internacional de uma equipe mineira, vencendo o campeão português Victória de Setúbal. Na primeira competição interestadual profissional realizada no país, o Atlético se consagrou Campeão dos Campeões, em janeiro de 1937.

No ano de 1950, o Galo realizou uma excursão pela Europa, disputando dez partidas contra equipes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e França. Foram seis vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, feito que rendeu ao time o título simbólico de “Campeão do Gelo”.

Em 1971, o Atlético se consagrou o primeiro campeão brasileiro, alcançando o título com vitórias em cima do São Paulo e Botafogo no triangular final da competição. A saga alvinegra continuou em 1992, com a conquista da primeira Copa Conmebol. A partir daí, a equipe mineira amargou um jejum, quebrado numa espetacular campanha na Copa Libertadores. Com o apoio da torcida, que acompanhou todas as partidas recitando o mantra “Eu acredito”, o Galo arrebatou a taça em 24 de julho último.