Presidente da OAB recebe título de cidadão honorário de MG
Reunião Especial foi realizada na noite desta sexta-feira (9) no Plenário da ALMG
09/08/2013 - 22:00A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na noite desta sexta-feira (9/8/13), uma Reunião Especial de Plenário para entrega do título de cidadão honorário do Estado ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho. A solenidade foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB).
Em seu pronunciamento, o autor do requerimento para a homenagem, deputado Leonardo Moreira (PSDB), afirmou que este foi o momento mais significativo de sua trajetória na ALMG, que soma três mandatos. Ao ter atendido pelo governador o pedido da condecoração, Moreira declarou que se sentiu realizado como parlamentar e como cidadão mineiro. O deputado lembrou a importância da OAB para a democracia brasileira e ressaltou que o título concedido a Furtado Coelho “confere o carinho, o apreço e a consideração que o povo de Minas Gerais tem pelo presidente da instituição”.
O dirigente da OAB considerou as palavras de Leonardo Moreira “generosas e estimulantes”, mas disse ter consciência de que a homenagem não é dirigida diretamente a ele enquanto pessoa física, e sim à história da OAB, que representa cerca de 800 mil advogados em todo o Brasil. Marcus Vinícius Furtado Coêlho atribuiu a responsabilidade pela condecoração ao presidente da OAB-MG, Luiz Cláudio da Silva Chaves. “Se hoje sou presidente da Ordem, devo isso à força da advocacia mineira, em especial de Luiz Cláudio”, garantiu.
“Como hoje passo a ter uma nova cidadania, quero mostrar ao povo como essa mineiridade está sendo assumida de corpo e alma, marcada por compromissos com três níveis de sentimentos: gratidão, orgulho e, principalmente, responsabilidade de não trair os valores altaneiros da mineiridade”, declarou Coêlho, que fez questão de citar iniciativas da ALMG como a luta pela renegociação da dívida dos Estados e a campanha Assine + Saúde.
Ao saudar o novo cidadão mineiro, o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro, identificou a mineiridade de Furtado Coêlho “na sua dedicação ao trabalho, ao caráter e aos valores, certamente herdados de seus pais”. Em nome da instituição, o presidente da ALMG o parabenizou e agradeceu por tudo o que ele tem feito por Minas e pelo Brasil, destacando que há uma identificação muito forte entre a Assembleia de Minas e a OAB, entidades “agasalhadas pelos mesmos ideais”.
Dinis Pinheiro também lembrou as campanhas capitaneadas pela Assembleia para a renegociação das dívidas dos Estados e em favor de maiores investimentos da União na saúde. Ele destacou que, das 1,3 milhão de assinaturas para que o Governo Federal aplique 10% do Orçamento na área da saúde, 700 mil foram obtidas em Minas Gerais.
Trajetória – Natural de Paraibano (MA), Marcus Vinícius Furtado Coêlho formou-se em Direito em 1993 na Universidade Federal do Piauí. Pós-graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, obteve o título de doutorado em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Sua trajetória inclui a defesa de grandes causas políticas e de repercussão nacional, além da autoria de quatro livros jurídicos. Coêlho foi eleito no início do ano para comandar a OAB nacional pelos próximos três anos.
Compuseram a mesa ainda o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; o conselheiro nacional do Ministério Público, Jarbas Soares Júnior; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Villas Boas; o vereador de Belo Horizonte Joel Moreira Gomes Filho; o sub-defensor público geral Wagner Geraldo Ramalho Lima; o presidente da OAB/MG, Luiz Cláudio da Silva Chaves; e a presidente da Comissão de Energia da OAB/MG, Cristiana Nepomuceno. Participou também da homenagem o Sexteto da Banda de Sopro da Polícia Militar de Minas Gerais.