2ª Marcha contra o Crack movimenta BH neste sábado (10)
ALMG alerta para importância da prevenção e do combate ao consumo e tráfico de entorpecentes.
09/08/2013 - 14:21A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove, neste sábado (10/8/13), a partir das 8h30, em Belo Horizonte, a 2ª Marcha contra o Crack e Outras Drogas. O evento, que tem apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Belo Horizonte e de entidades da sociedade, pretende unir esforços de todos os segmentos sociais em busca de ações de combate às drogas e preservação da vida.
A concentração dos participantes será às 8h30 em frente ao Colégio Estadual Central (Rua Fernandes Tourinho, 1.020, bairro de Lourdes) e a chegada será na Praça da Assembleia, às 11 horas, passando pelas avenidas do Contorno e Olegário Maciel. São esperadas cerca de 20 mil pessoas no movimento.
“A marcha vem marcar a continuidade do trabalho da Assembleia na luta contra essa tragédia que vem dizimando nossa juventude, que é o consumo de drogas, em especial o crack. Pretendemos que toda a sociedade se mobilize com vigor no enfrentamento desse problema, que exige um combate sem tréguas”, afirma o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB).
O Brasil possui 1 milhão de dependentes de cocaína e representa 20% do consumo mundial de cocaína/crack. E o mais alarmante: 45% dos brasileiros experimentaram cocaína pela primeira vez antes dos 18 anos e 48% dos usuários desenvolveram dependência. Os dados são do II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (II Lenad), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas (Inpad), cujos resultados preliminares foram divulgados este ano.
Além do presidente da Assembleia e de outros deputados, em especial da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas da ALMG, são esperados para o evento os secretários de Estado de Esporte e Juventude, Eros Biondini, e de Educação, Ana Lúcia Gazolla. Farão parte da caminhada fanfarras estudantis, charangas, mascotes de times de futebol e da Polícia Militar, motociclistas, ciclistas, skatistas, estudantes e entidades da sociedade civil.
Ao final, serão realizadas exibições musicais de grupos escolares, do projeto Juventude e Polícia (da Polícia Militar), e de Chris do Morro. Além da marcha, simultaneamente também será realizada a Caminhada pela Paz nas Escolas, promovida pela Secretaria de Estado de Educação, que deve reunir 5 mil alunos.
Marcha - A 1ª Marcha contra o Crack e Outras Drogas aconteceu no ano passado e contou com a participação de 15 mil pessoas. Nesta segunda edição, a mobilização se estendeu para o interior, com marchas em Lavras (Sul de Minas), Muriaé (Zona da Mata), Timóteo e Ipatinga, no Vale do Aço.
A Assembleia promoveu ainda, em junho, o Ciclo de Debates Um Novo Olhar sobre a Dependência Química, que debateu ações de combate ao uso de drogas, tratamento dos dependentes químicos e aplicação da justiça terapêutica. Além disso, realizou diversas reuniões e audiências públicas para debater soluções para a questão das drogas.
Leia a série de reportagens especiais produzida pela Assembleia sobre o combate ao crack.