Deputados vão cobrar retomada das obras em Berizal
Paralisação de construção de barragem no Norte de Minas é tema de debate na Comissão Extraordinária das Águas.
09/08/2013 - 11:43A retomada das obras de construção da barragem de Berizal, no município de mesmo nome, no Norte de Minas, estará no centro das discussões de uma audiência pública promovida pela Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 10 horas desta terça-feira (13/8/13). O debate acontecerá no Plenarinho II, atendendo a requerimento do deputado Paulo Guedes (PT).
A obras da barragem de Berizal, que começaram há 16 anos, foram interrompidas por suspeitas de irregularidades nos licenciamentos ambientais, problemas detectados pelo Tribunal de Contas do Estado. Além de Berizal, a obra, quando for concluída, beneficiará diretamente outros cinco municípios - Taiobeiras, São João do Paraíso, Ninheira, Indaiabira e Rio Pardo de Minas -, além de, indiretamente, pelo menos outras 11 cidades da região.
Convidados - Foram convidados para o debate autoridades dos governos federal e estadual ligadas ao tema, além de lideranças norte-mineiras. É o caso dos prefeitos e dos presidentes das Câmaras de Berizal, Valdeni Meireles dos Santos e Joaquim Mendes de Oliveira, respectivamente; de Taiobeiras, Danilo Mendes Rodrigues e João Inácio de Sena; de São João do Paraíso, Antônio de Oliveira Pinto e Antônio Caroba da Silva; e de Rio Pardo de Minas, Paulo Francisco Afonso da Silva e Flávio Júnior Colares da Silva. Foram convidados ainda os prefeitos de Indaiabira, Vanderlúcio de Oliveira, e de Ninheira, Narques Rocha.
Na relação de convidados estão ainda o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Emerson Fernandes Daniel Júnior; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; e os presidentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva; e da Ruralminas, Luiz Afonso Vaz de Oliveira.
Por fim, também foram chamados a participar dos debates, ainda representando o Dnocs, o coordenador estadual Marco Antônio Graça Camara e a ouvidora da Coordenadoria Estadual, Maria Socorro Almeida Carvalho. Também foi convidado o presidente da ONG Amigo das Águas do Alto Rio Pardo, Hélvio Lelis Araújo.