Banco Mercantil recebe homenagem na Assembleia
Reunião foi motivada pelos 70 anos de fundação e pela relevância da instituição para o Estado.
08/08/2013 - 22:05 - Atualizado em 09/08/2013 - 14:42A trajetória e a relevância do Banco Mercantil do Brasil para o cenário econômico de Minas Gerais foram destacadas, nesta quinta-feira (8/8/13), durante uma homenagem realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante a Reunião Especial, que foi promovida por solicitação do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), também foram lembrados os 70 anos de fundação do banco.
O deputado Dalmo Ribeiro Silva classificou a homenagem como um justo reconhecimento a trajetória do Mercantil e relembrou a história do banco que, segundo ele, “conseguiu sempre se manter na vanguarda, agindo com transparência e zelo em todos os seus negócios”.
O parlamentar também destacou que a sagacidade de seus pioneiros, aliada ao conservadorismo, fez do Mercantil um dos bancos mais sólidos de Minas, além de ser uma instituição que possui reconhecimento de todo setor bancário e financeiro do País. “Graças à solidez e à confiança conquistada, ele enfrentou a concorrência e conseguiu ser exceção no setor, tornando-se o único banco de médio porte que atua no varejo no País”, disse.
Em seu pronunciamento, o vice-presidente do Banco Mercantil do Brasil, Luiz Henrique Andrade de Araújo, disse que a história do banco se mistura com a história do desenvolvimento de Minas Gerais. Ele apresentou os avanços da instituição, que cresceu 16% nos últimos cinco anos e 32% no ano passado.
O vice-presidente disse ainda que hoje o banco vive seu melhor momento e pretende continuar pautando em suas ações o compromisso social. “Vivemos novos tempos, um momento em que a sociedade brasileira clama por transformação. Queremos contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental, preservar as tradições e os ideais daqueles que nos precederam, além de manter a ética, a simplicidade e a determinação”, disse.
O presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), ressaltou a importância da história de prosperidade e confiança do Mercantil, assim como sua tradição de trabalho e dedicação. Segundo ele, essa postura possibilitou a comemoração de 70 anos de luta, compromisso com a economia e com o desenvolvimento social.
Dinis Pinheiro também falou sobre o papel do segmento financeiro, ao gerar empregos e auxiliar a sociedade em seus projetos. Nesse contexto, segundo ele, o Mercantil tem sempre avançado e evoluído, mas conservando valores e princípios como a simplicidade.
Durante a homenagem, uma placa foi entregue pelos deputados ao vice-presidente do Banco Mercantil.
História - As origens do Mercantil do Brasil remontam aos anos 1940, em Curvelo (Região Central do Estado). Fundado por empresários locais, foi adquirido nos anos 1950, ainda com o nome de Banco Mercantil de Minas Gerais, por Oswaldo de Araújo e Vicente de Araújo. Em 1955, a sede foi transferida para Belo Horizonte, mediante a implementação de uma filosofia de crescimento sustentável.
Atualmente o Mercantil é o único banco médio de varejo do País. Opera com 185 agências, distribuídas pelos principais centros urbanos do Brasil, com maior concentração na região Sudeste, especialmente em Minas Gerais e no interior de São Paulo. De acordo com o ranking do Banco Central, entre os bancos privados nacionais, o Mercantil do Brasil ocupa a 7ª posição em depósitos totais, a 9ª em carteira de crédito e é o 12º maior em ativos totais.