Dnit garante pavimentação da BR-367 em Berilo
Deputados discutiram a situação da rodovia federal no Vale do Jequitinhonha, entre Minas Novas e Virgem da Lapa.
08/08/2013 - 15:23O projeto de pavimentação do trecho da BR-367 entre Minas Novas e Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, será concluído até o início de 2014. É o que informou o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutra de Transportes (Dnit) José Carlos Ribeiro, em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada em Berilo nesta quinta-feira (8/8/13).
A BR-367 é uma rodovia federal que se inicia em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, e termina em Gouveia (Região Central de Minas). Ela apresenta dois trechos em Minas Gerais: o primeiro liga a MG-405, em Jacinto, à MG-114, em Berilo, passando por Almenara, Jequitinhonha, Itaobim, Itinga, Araçuaí e Virgem da Lapa; o segundo vai de Minas Novas a Gouveia e engloba os municípios de Turmalina, Couto de Magalhães de Minas e Diamantina.
A pavimentação da estrada entre Minas Novas e Virgem da Lapa é uma antiga reivindicação da população da região. Segundo o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), que requereu a reunião, convênios entre o Dnit e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) foram assinados em 2002, no valor de quase R$ 60 milhões, para as obras de asfaltamento. O deputado também afirmou que a presidente Dilma Rousseff prometeu levar as obras adiante em evento realizado em Jenipapo de Minas em 2010, enfatizando o fato de nenhuma intervenção ter sido realizada no local até o momento.
Por fim, Celinho do Sinttrocel destacou os benefícios que a pavimentação da rodovia trará para a região, como o melhor escoamento da produção e a integração dos municípios próximos. “A infraestrutra é um dos principais gargalos não só de Minas, mas do País. Essa estrada, por exemplo, é um terror para o motorista e para a sociedade”, salientou.
Também defensor das obras na rodovia, o deputado Luiz Henrique (PSDB) reclamou de um suposto descaso do Executivo em relação ao Vale do Jequitinhonha, conhecido como uma das regiões mais carentes do Estado. O parlamentar aproveitou, ainda, para lembrar a atuação da ALMG em favor da rodovia, com a criação da frente parlamentar pró-BR-367 em 2011. “A partir daí saiu a licitação do projeto de pavimentação. Tenho certeza de que no ano que vem estaremos comemorando a ordem de início das obras”, disse.
Os prefeitos de Berilo, Araçuaí e Virgem da Lapa, Higor Coelho, Armando Paixão e Harley Oliveira, respectivamente, fizeram coro aos argumentos a favor da pavimentação da rodovia e se mostraram desapontados com o fato de as obras não terem sido realizadas até hoje. “Será que é preciso ocorrer algum acidente com mortes para que providências sejam tomadas?”, indagou Higor Coelho. “Temos recursos aprovados para as obras, mas elas não saem do papel. Temos que fazer um movimento suprapartidário para o bem do Vale do Jequitinhonha”, acrescentou Harley Oliveira.
Dnit e DER confirmam projeto de execução das obras
Tanto representante do Dnit, José Carlos Ribeiro, quanto o coordenador regional do DER-MG, Marco Antônio de Lima, garantiram que o projeto de execução das obras de pavimentação da BR-367 estará pronto no mais tardar até o início de 2014. “Contratamos uma empresa de consultoria em maio para realizar o projeto. O prazo para sua conclusão é de aproximadamente um ano”, explicou José Carlos Ribeiro. O supervisor do Dnit também informou que as obras serão realizadas com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC) e que o órgão já assinou convênio com o Exército para a prestação de serviços de manutenção no trecho de estrada de terra enquanto as obras não se iniciam.
Marco Antônio de Lima fez questão de frisar que compreende a apreensão da população em relação à BR-367, uma via problemática devido à sua localização e composição, segundo o coordenador do DER-MG. “Esta é uma das rodovias mais dificeis de se conservar no País, pois apresenta muitas rampas, solo desgastado, seco e com falta de cascalho”, resumiu.
Requerimentos – Após a audiência pública, os deputados apresentaram oito requerimentos relativos ao tema da reunião. Eles pretendem que sejam encaminhados ofícios ao Dnit e ao DER-MG solicitando informações sobre o projeto de Contratos de Restauração e Manutenção da Malha Rodoviária Federal (Crema) II; os motivos da construção de pontes provisórias no trecho entre Salto da Divisa e Jacinto; o cronograma de execução e a prestação de contas relativos ao convênio firmado entre o Dnit e o DER-MG em 2002; e o projeto executivo para o asfaltamento dos trechos de estrada de terra da BR-367.
Os parlamentares também solicitaram que seja inserido no projeto executivo do lote 1 da referida rodovia as pontes e os trechos não asfaltados entre Jequitinhonha e Jacinto; que o trecho do lote 1 passe o mais perto possível do perímetro urbano de Salto da Divisa; que sejam aceleradas as providências necessárias para o processo licitatório de pavimentação da BR-367 no trecho entre Minas Novas e Virgem da Lapa; e que as notas taquigráficas da audiência sejam encaminhadas ao ministro dos Trasportes, ao presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e para o superintendente do Dnit Álvaro Campos de Carvalho, bem como aos deputados estaduais, federais e senadores mineiros, à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, ao governador Antonio Anastasia e à presidente Dilma Rousseff.