Concurso da Polícia Civil será tema de audiência pública

Parlamentares vão debater, nesta terça (6), a convocação dos excedentes do concurso realizado pelo órgão em 2011.

02/08/2013 - 14:24

A requerimento do deputado Cabo Júlio (PMDB), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta terça-feira (6/8/13), às 9 horas, no Plenarinho I, audiência pública para debater a convocação dos excedentes do concurso para escrivão da Polícia Civil realizado em 2011.

Os candidatos excedentes cobram a convocação de mais escrivães aprovados no concurso. “A Lei Orgânica da Polícia Civil prevê um efetivo de 1.878 escrivães. De acordo com informações do Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais e da própria Polícia Civil, existe uma demanda de aproximadamente 250 profissionais para preencher esse requisito”, explica Welke Ferraz, membro da comissão criada pelos excedentes do concurso.

Os candidatos ainda não nomeados também estão preocupados com a duração do curso de formação previsto no concurso para os convocados. Isso porque o edital prevê 720 horas/aula, divididas em 8 horas/aula diárias, o que demandaria 90 dias para sua conclusão. Como o prazo do concurso vence no início de novembro, ou os excedentes teriam que ser nomeados com urgência ou algum acordo teria que ser realizado para permitir a conclusão do curso após a data previamente definida no edital.

Por fim, a comissão dos excedentes pondera que a realização de novo concurso para o preenchimento das vagas abertas apenas traria mais despesas para o Governo Estadual. “A economia que as convocações traria também foi lembrada pelo Ministério Público, que nos apoia”, resume Welke Ferraz.

Convidados - Foram convidados para a audiência a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz; o chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Cylton Brandão da Matta; o diretor da Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio Monteiro de Castro; a coordenadora de Recrutamento e Seleção e do Júrídico da Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais; o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil, Denilson Martins; o vice-presidente do Sindicato dos Escrivães da Polícia do Estado de Minas Gerais, Fernando Campos Júnior; e a participante da Comissão dos Excedentes para o Concurso de Escrivão da Polícia Civil Welke Ferraz.