Manual de Redação Parlamentar da ALMG já pode ser adquirido

Nova edição entrou em vigor nesta quinta (1º) e está disponível para venda ou download no Portal da Assembleia.

01/08/2013 - 17:27

Começou a vigorar, a partir desta quinta-feira (1º/8/13), o novo Manual de Redação Parlamentar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Exemplares impressos da 3ª edição do manual, que incorpora as regras do último acordo ortográfico e algumas alterações das convenções dos textos, já podem ser adquiridos na livraria do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da ALMG. No Portal da Assembleia, também é possível fazer o download gratuito ou comprar a publicação por R$ 15, desde que o interessado não esteja em Belo Horizonte.

As mudanças do novo manual buscam uma aproximação com as práticas atuais adotadas pelos veículos de comunicação e na redação de textos técnico-científicos. Também estão detalhadas as convenções da Assembleia para os usos de maiúsculas, itálico, numerais e algarismos, siglas, formas de tratamento e abreviaturas.

Nesta terceira edição, os modelos dos documentos do processo legislativo também foram reorganizados e inseridos logo após a abordagem teórica de cada tema. Os sete capítulos que compõem a publicação passaram a ser identificados por cores, de forma a permitir uma consulta mais rápida. Com 396 páginas, o manual traz, ainda, as seções de apresentação da nova edição, introdução, glossário, índice por assunto e lista de modelos de documentos.

Distribuição – A Assembleia já iniciou a distribuição de seu Manual de Redação Parlamentar. Cada gerência da Casa receberá os volumes solicitados. Os 77 gabinetes parlamentares também receberão o manual, assim como a governadoria e a vice-governadoria do Estado, as 853 câmaras municipais, as 25 assembleias legislativas e a Câmara Legislativa do Distrito Federal, as bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado, a Biblioteca Nacional e os 53 deputados federais e os três senadores de Minas Gerais.

A publicação será enviada ainda às Secretarias de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais e de Planejamento e Gestão. O manual também poderá ser consultado na Biblioteca da Assembleia.