Detentos da cadeia pública de Timóteo iniciaram uma rebelião no dia 30 de abril

ALMG discute condições da cadeia pública de Timóteo

Audiência avaliará infraestrutura e trabalho dos agentes penitenciários, além de denúncia de superlotação.

14/08/2013 - 17:26

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública da Comissão de Direitos Humanos para discutir a infraestrutura, as condições de trabalho dos agentes penitenciários e a capacidade da cadeia pública de Timóteo (Vale do Aço). O evento será na próxima quinta-feira (22/8/13), às 10 horas, na Câmara Municipal de Timóteo (Avenida Acesita, 3.210).

Para o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), autor do requerimento, é preciso tomar providências para garantir a segurança dos detentos. “A dignidade humana é um princípio fundamental protegido constitucionalmente. É obrigação do Estado resguardar a integridade física e moral do preso, até que ele retorne à sociedade”, afirmou.

O parlamentar, em seu requerimento, reforça a motivação para a audiência pública. Conforme relatado, na madrugada do dia 30 de abril deste ano, os detentos da cadeia pública do município iniciaram uma rebelião que danificou celas e destruiu colchões. Os presidiários reivindicavam melhorias nas condições de vida e a transferência de alguns detentos. “A ação foi rapidamente reprimida pela Polícia Militar. Um inspetor prisional teria relatado aos policiais que atualmente a cadeia tem 200 detentos, mas sua capacidade é de apenas 80 presos”, destaca Celinho do Sinttrocel.

Convidados – Foram convidados para a audiência pública o prefeito de Timóteo, Keisson Domingues Drumond; o juiz diretor do Foro da Comarca de Timóteo, Rodrigo Antunes Lage; o comandante da 85ª Companhia da Polícia Militar, capitão Luiz Carlos Ribeiro Magalhães; o delegado da Polícia Civil Gilmaro Alves Ferreira; o procurador-geral de Timóteo, Heyder Leonardo Torre; o secretário municipal de Assistência Social, Robson Luiz Alves de Lima; o diretor da cadeia pública, Leandro Cristino Macedo Santa Bárbara; e o vereador Adriano Costa Alvarenga.