Exploração das águas em São Lourenço é tema de audiência
Reunião será promovida pela Comissão Extraordinária das Águas e vai debater também mudanças na legislação federal.
09/08/2013 - 11:58Com o objetivo de debater as dificuldades na exploração das águas minerais no Sul de Minas, assim como propostas de mudanças na legislação federal, a Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove, na próxima quarta-feira (14/8/13), às 10 horas, audiência pública em São Lourenço. A reunião será realizada por solicitação do deputado Ulysses Gomes (PT) na Câmara Municipal (Alameda Dr. Gabriel Avair, 58).
Segundo a assessoria do deputado, a reunião foi motivada pela preocupação com a extinção das águas minerais, que foram incluídas no novo marco regulatório da mineração, em tramitação no Congresso Nacional. A intenção é que a exploração das águas seja regida pela legislação hídrica e que elas sejam protegidas e preservadas, por serem um bem natural e as reservas hídricas subterrâneas, em sua maioria, terem propriedades físico-químicas especiais e únicas no mundo, com poder terapêutico.
Foram convidados para a reunião o prefeito de São Lourenço, José Sacido Barcia Neto; o presidente da Câmara Municipal, vereador Waldinei Alves Ferreira; o superintendente regional do Departamento Nacional de Produção Mineral, Celso Luiz Garcia; o superintendente regional da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, Marco Antônio Fonseca; os promotores Pedro Paulo Barreiros Aina, Leandro Pannain Rezende e Bergson Cardoso Guimarães; a diretora-Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo; o presidente da Comissão das Águas da Câmara Municipal de São Lourenço, vereador Agilsander Rodrigues da Silva; a doutora em Política e Gestão Ambiental, Alessandra Bortoni Ninis; o ambientalista Reynaldo Guedes Neto; e a ex-vereadora de São Lourenço Maria Lúcia Resende Garcia.