Via de acesso à empresa Cimento Liz é tema de audiência
Comissões discutirão impactos ambientais que a obra gerará em Vespasiano. Financiamento da via também será analisado.
31/07/2013 - 13:00A construção da nova via de acesso à empresa Cimento Liz, em Vespasiano (Região Metropolitana de Belo Horizonte), será tema de audiência pública das comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (6/8/13). A reunião, prevista para começar às 18 horas, será realizada na Escola Estadual Professor Guilherme Hallais França, que fica na Av. Adélia Issa, 1909, bairro Caieiras, em Vespasiano. O requerimento é de autoria dos deputados Célio Moreira (PSDB) e Anselmo José Domingos (PTC).
Segundo Célio Moreira, durante a audiência será apresentado o projeto desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) e deverão ser discutidos os prós e contras da construção, além de alternativas que tragam benefícios para toda a população da cidade e não apenas para a empresa. Ainda de acordo com o deputado, a nova via terá cerca de 2,7 quilômetros e será realizada com recursos estaduais já que o valor investido está sendo recolhido da Cimento Liz por meio de antecipação de impostos. Também deverão ser debatidos os impactos ambientais que a obra poderá trazer.
Por fim, foi destacado que, em 2011, já havia sido realizada uma audiência pública para discutir a construção do acesso. Durante o encontro, o DER se comprometeu a apresentar o projeto proposto, mas até o momento essa promessa não foi cumprida.
Participantes – Foram convidados para participar da audiência pública o prefeito de Vespasiano, Carlos Moura Murta; o presidente da Câmara Municipal de Vespasiano, vereador André Luciano Vieira Costa; o presidente da Comissão de Serviços Públicos, Transporte e Trânsito da Câmara Municipal de Vespasiano, vereador Ozéas Ferreira da Cruz; o prefeito de São José da Lapa, Francisco Fagundes; o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; a presidente da Feam, Zuleika Stela Chiacchio Torquetti; o diretor-geral do DER-MG, José Elcio Santos Monteze; o promotor de Justiça e coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias Rios das Velhas e Paraopeba, Mauro da Fonseca Ellovitch; a promotora de Justiça e coordenadora estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo, Marta Alves Larcher; o superintendente de Fiscalização Ambiental Integrada, Marcelo da Fonseca; o mobilizador do Projeto Manuelzão e conselheiro do Subcomitê da Bacia Ribeirão da Mata, José de Castro Procópio; o diretor-presidente da Empresa de Cimentos Liz, Bruno Miguel Pinto e o morador do Conjunto Caieiras, Rogério Pinto dos Santos.