Portal da ALMG destaca séries especiais de temas relevantes

Novo espaço facilita o acesso a conteúdos sobre temas como arquivos do Dops-MG, combate ao crack e mobilidade urbana.

17/07/2013 - 16:15 - Atualizado em 17/07/2013 - 18:02

Notícias Especiais

A imprensa e os cidadãos mineiros, a partir desta quarta-feira (17/7/13), contam com uma nova seção para acessar as séries de reportagens especiais disponíveis no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A jornada dos professores da educação básica, a abertura dos arquivos do Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais (Dops-MG), o combate ao crack, a Lei da Copa, o desafio da mobilidade urbana e a nova Lei do Queijo Minas artesanal são as cinco primeiras séries, cujas reportagens podem ser compartilhadas, via Facebook e Twitter, pelos leitores.

Com o novo espaço, pode-se ter uma visão mais abrangente dos conteúdos especiais, que incluem, além de textos e fotos, áudios, vídeos, infográficos, publicações e álbuns de imagens. O objetivo das séries é abordar didaticamente, em profundidade e a partir de um enfoque mais humanizado alguns dos temas que têm motivado importantes ações da ALMG, buscando aproximar os cidadãos dos assuntos em discussão no Legislativo mineiro.

As séries de reportagens especiais tiveram início em janeiro deste ano, com uma matéria especial sobre a Lei 20.592, de 2012, que determinou a utilização de um terço da jornada de trabalho dos profissionais do ciclo básico da Educação no Estado para atividades fora da sala de aula.

Em fevereiro, foram publicadas cinco matérias sobre a nova Lei do Queijo artesanal, que colocou Minas Gerais na vanguarda nesse ramo, ao criar regras para a expansão do negócio, sem se descuidar dos cuidados sanitários.

Em março, foi aprofundada a discussão sobre a abertura dos arquivos do Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais (Dops-MG), com destaque para o decreto recente que regulamenta o acesso a documentos remanescentes da repressão política, fruto da CPI que a ALMG promoveu em março de 1998.

O tema mobilidade urbana, que vem sendo amplamente debatido na Assembleia, também foi abordado em 14 matérias especiais e oito entrevistas. As estratégias e ações para melhorar o trânsito da cidade; os custos do mercado da mobilidade urbana; e a educação para o trânsito como alternativa para melhorar o problema da mobilidade são alguns dos enfoques apresentados. As reportagens também serão aproveitadas em uma publicação especial que será distribuída aos participantes de um fórum técnico sobre o assunto, que a ALMG promove no segundo semestre.

Também mereceu destaque reportagem sobre a Lei 20.711, de 2013, ou Lei da Copa, o marco legal para que o Estado seja a sede de um dos mais importantes eventos esportivos mundiais.

Finalmente, a série mais recente colocou foco sobre o combate ao crack, destacando a dimensão humana do problema, como o caso da belo-horizontina Leida Gabriel Barbosa, que chegou a ter oito bocas de fumo no bairro Sônia, mas que há 13 anos conseguiu se livrar da droga e refazer sua vida.