No dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador
A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Guimarães Cioffi, recebeu placa alusiva à homenagem

Projeto Torcida Doadora é homenageado em Plenário

Campanha levou 36 mil torcedores a doarem sangue, em Minas Gerais.

14/06/2013 - 21:22

Os idealizadores do projeto Torcida Doadora, que mobilizou torcedores mineiros a doarem sangue, foram homenageados em Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na noite desta sexta-feira (14/6/13), Dia Mundial do Doador.

O deputado Célio Moreira (PSDB), que solicitou a reunião, lembrou que a campanha levou mais de 36 mil pessoas a doarem sangue no Estado. “Oportuno se faz lembrar essa definição do saudoso Betinho: solidariedade não se agradece, comemora-se. É o que fazemos essa noite”, disse o deputado, lembrando do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Foram homenageadas também a Fundação Hemominas, a TV Globo Minas e a Federação Mineira de Futebol.

A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Guimarães Cioffi, recebeu uma placa de homenagem e salientou que a campanha continuará durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014. “Espero que a mobilização se torne perene”, disse. Também estiveram presentes os representantes da Federação Mineira de Futebol, Igor Drummond, e da TV Globo Minas, José Amaro Siqueira.

A placa à representante do Hemominas foi entregue pelo deputado Zé Maia (PSDB), que representou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB). O parlamentar leu também uma mensagem deixada pelo presidente: “Nossos estádios, que já se colocam a postos para a grande festa mundial que será a Copa de 2014, devem também ser vistos como palcos para o exercício da melhor cidadania. Não apenas aqueles que precisam receber sangue para continuar vivendo se beneficiam com o projeto. O próprio futebol e toda a sociedade precisam de atitudes não violentas que nos façam perceber que nossas paixões podem ser positivas e capazes de trazer alento ao mundo”.

Mobilização - A campanha, deflagrada em 12 de março, com o início do Campeonato Mineiro de Futebol, levou 36.239 torcedores a doarem sangue – 51% deles cruzeirenses e 41,7% atleticanos. O tema da mobilização era: “Quem doa sangue regularmente salva até 12 vidas por ano. Salve um time inteiro. Doe Sangue”.