Comissão discute acidentes provocados por distúrbios do sono
Reunião, que acontece nesta terça-feira (18), foi motivada pelos altos índices de acidentes provocados pelos distúrbios
14/06/2013 - 10:41Os altos índices de acidentes de trânsito decorrentes dos distúrbios do sono serão discutidos nesta terça-feira (18/6/13), em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Ivair Nogueira (PMDB), será às 10 horas, no Plenarinho I. O parlamentar solicitou ainda que sejam convidados para a audiência as Comissões de Saúde e de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas.
Segundo o gabinete do deputado, houve aproximadamente 36 mil mortes por ano de 1997 a 2006 por causa da sonolência e do cansaço, responsáveis por 25% dos acidentes de trânsito no Brasil. Ainda de acordo com a assessoria do deputado Ivair Nogueira, a Resolução 267 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê avaliação do sono para interessados em tirar ou renovar carteira de motorista profissional.
Foram convidados o superintendente regional da 4º Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal, Walder Nascimento Vieira; o diretor-geral do Detran/MG, Oliveira Santiago Maciel; o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Luciano Eloi Santos; o diretor de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais, tenente coronel PM Armando Leonardo Linhares de Araújo Ferreira da Silva; o presidente da Associação Mineira de Odontologia do Sono, Marco Aurélio Gouvêa Bomfim; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais, Luiz Carlos Gontijo; e o presidente da Associação de Clínicas de Trânsito de Minas Gerais, João Luís Pimentel.
Também foram convidados o consultor do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado de Minas Gerais, Luciano Medrado; o vice-presidente da Associação Mineira de Odontologia do Sono, James Edward d'Affonseca Johnson; o especialista em Odontologia do Trabalho, Maria de Lourdes Rabelo Guimarães; o doutor em Prótese Bucomaxilofacial, Paulo Isaias Seraidarian; e a médica pneumologista, especialista em Medicina do Sono, Cristiane Assis de Oliveira.