Via Justiça debate mutirão no Tribunal do Júri

Programa da TV Assembleia vai ao ar nesta sexta-feira (14), às 23 horas.

13/06/2013 - 11:52

O Via Justiça desta semana vai discutir os mutirões do júri desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nas comarcas de Belo Horizonte, Contagem, Santa Luzia, Vespasiano e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; Montes Claros, no Norte de Minas; e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O programa da TV Assembleia, que será exibido às 23 horas desta sexta-feira (14/6/13), recebe a juíza Maria Luiza Rangel, do 2° Tribunal do Júri de Belo Horizonte, e a defensora Cibele Maffia, da 6ª Defensoria Criminal.

Assista aos últimos vídeos do programa Via Justiça.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

A meta dos mutirões é julgar todos os processos que foram ajuizados até 31 de dezembro de 2009. Nas comarcas de Belo Horizonte, Vespasiano e Santa Luzia, os mutirões começaram em fevereiro, com um júri extra por dia. Na Capital, a ação foi intensificada em abril, com seis júris diários, e segue com um júri extra por dia até 25 de julho. No dia 27 de maio, começou o mutirão em Contagem, com quatro júris extras por dia e, no segundo semestre, estão previstos mutirões nas comarcas de Montes Claros, Uberlândia e Ribeirão das Neves.

Durante o debate, as convidadas analisam os motivos que levam a esse acúmulo de processos nas pautas e as medidas que podem contribuir para a celeridade dos tribunais e os tipos de processo em julgamento nos mutirões. “O mutirão é uma escola. Por se tratarem de processos mais antigos, geralmente crimes passionais, a carga emocional costuma ser maior”, afirma a juíza Maria Luiza Rangel Pires. “Réu não é sinônimo de culpado. Carregar durante anos um processo em andamento, sem solução, traz muitos prejuízos ao réu. O julgamento precisa ser rápido”, ressalta a defensora Cibele Maffia.

Reprises – O Via Justiça será reapresentado no sábado (15), às 16h30; no domingo (16), às 22h30 e na segunda-feira (17), às 8h30.