O Coral Meninas Cantoras de Lavras apresentou-se durante a Reunião Especial
O professor João Antônio Argenta lembrou a importância do fundador do Centro Univeristário
Placa alusiva à homenagem foi entregue à reitora do Unilavras, professora Christiane Amaral Lunkes

Unilavras recebe homenagem na ALMG

Realizada no Plenário, homenagem marcou a comemoração dos 45 anos de fundação do Centro Universitário.

13/06/2013 - 21:50

O Centro Universitário de Lavras (Unilavras) foi homenageado, nesta quinta-feira (13/6/13), em Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A homenagem,  solicitada pelo deputado Fábio Cherem (PSD), foi motivada pela comemoração dos 45 anos da instituição e por sua atuação, que abrange desde a educação infantil até a especialização.

Em seu pronunciamento, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB), enfatizou o trabalho da instituição em prol do crescimento de Minas Gerais, além de reconhecer a educação como único caminho para a transformação da vida das pessoas.

Dinis Pinheiro exaltou ainda a importância do fundador da Unilavras, o educador Canísio Ignácio Lunkes, e do seu legado. “Ele foi um grande humanista e os seus valores de ética, dignidade, bondade e altruísmo são as maiores riquezas. São valores que estão cada dia mais aflorados e mais vivos na instituição”, opinou.

O deputado Fábio Cherem (PSD) destacou a importância do Centro Universitário pelo seu trabalho no incentivo à educação e à cultura, visando a cidadania plena de seus alunos. “Esse espírito nobre e fomentador da dignidade dos seres humanos fez nascer a qualidade e a seriedade do ensino”, ressaltou o parlamentar.

O autor do requerimento para a homenagem disse também que a instituição é responsável não apenas pelo ensino de qualidade, mas pela formação de uma consciência cidadã. Essa formação se dá, segundo Fábio Cherem, entre teoria e prática que estabelecem o progresso e o bem-estar.

Homenagem simboliza a importância da educação

O presidente da Fundação Educacional de Lavras, professor João Antônio Argenta, destacou que a homenagem à Unilavras representa o reconhecimento ao poder transformador da educação e a sua importância na formação de cidadãos mais dignos e responsáveis. “Educar é uma batalha árdua e diária, mas traz recompesas maravilhosas. É uma missão de vida e representa fé na capacidade que cada um de nós tem de se transformar e de permitir ao outro voos cada vez mais altos”, opinou.

O professor também lembrou a importância do fundador do Centro Univeristário, responsável por idealizar e lutar pela sua construção, além de agradecer a todos que dão continuidade a esse trabalho: os professores, funcionários, alunos e parceiros da instituição.

Durante a homenagem, uma placa foi entregue à reitora do Unilavras, professora Christiane Amaral Lunkes. A solenidade contou ainda com a presença do deputado federal, Domingos Sávio; o prefeito de Lavras, Marcos Cherem; além do presidente da Câmara Municipal de Lavras, vereador Marcos Possato. A reunião contou ainda com a apresentação do Coral Meninas Cantoras de Lavras.

História – Fundada em 1968, pelo educador gaúcho Canísio Ignácio Lunkes, como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lavras, a instituição foi credenciada pelo Governo do Estado, em 6 de julho de 2001, como Centro Universitário de Lavras (Unilavras). O centro é mantido pela Fundação Educacional de Lavras, por meio do Decreto nº 41.754, que lhe conferiu autonomia e flexibilidade didático-pedagógica e administrativa, garantidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Hoje, a Unilavras mantém 13 cursos superiores nas áreas de Saúde, Educação e Ciências Humanas e Ciências Exatas, além de cursos de Especialização em Saúde, ciências Exatas e Humanas. Desde 2006, a instituição oferece ainda o ensino fundamental e médio no Colégio Universitário Professor Canísio Ignácio Lunkes.

A Unilavras realiza ainda atividades nas áreas de pesquisa e extensão através dos atendimentos prestados em suas clínicas de Fisioterapia, Odontologia, além atendimentos prestados à população pelo Núcleo Jurídico e pelo Núcleo de Enfermagem em várias entidades públicas e privadas.