Paraopeba garante 2.300 assinaturas ao Assine + Saúde
Região Central do Estado fortalece movimento em defesa de mais recursos federais para a saúde pública.
12/06/2013 - 17:22 - Atualizado em 20/06/2013 - 10:51A Campanha Assine + Saúde recebeu mais 2.300 adesões em Paraopeba (Região Central do Estado). As assinaturas da população da cidade e região foram entregues ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB), em reunião da Comissão de Saúde realizada na cidade nesta quarta-feira (12/6/13). Participaram do evento moradores, estudantes e autoridades, entre as quais oito vereadores e representantes de prefeituras de dez municípios vizinhos.
A Caravana da Saúde visa a colher assinaturas para propor um projeto de lei de Iniciativa popular que aumente o financiamento da União para a saúde. Para que o projeto seja apresentado ao Congresso Nacional, são necessárias 1,5 milhão de assinaturas, provenientes de pelo menos cinco Estados. Com o movimento liderado pela ALMG, já foram obtidas quase 500 mil adesões. “Minas Gerais é o Estado que mais conseguiu assinaturas para o projeto”, destacou o deputado Dinis Pinheiro.
O presidente da ALMG também destacou a necessidade de fortalecimento de Estados e municípios para que possam dar uma resposta mais eficiente às necessidades da população na área de saúde. “Nossa missão é promover uma colheita de paz, alegria, satisfação e dignidade cívica, trazendo impactos positivos na vida do povo, sobretudo daqueles mais humildes”, afirmou.
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi (PSDB), lamentou a insuficiência de recursos de que os municípios dispõem para dar correta atenção às necessidades da população. Segundo ele, as prefeituras são obrigadas a retirar recursos de outras áreas para investir na saúde. Muitas cidades investem até 30% de seus orçamentos na área, quando, pela lei, deveriam arcar com 15%, mas ainda assim continuam a ter dificuldades. “A luta da Campanha Assine + Saúde é suprapartidária, é de todo o povo brasileiro, cuja maior preocupação, atestam pesquisas, é a saúde”, concluiu.
O deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) enfatizou a ação da ALMG em cada região de Minas, por meio de audiências e reuniões em defesa do projeto popular. Ele ainda ressaltou a importância da contribuição de entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação Mineira de Municípios (AMM), Associação Médica e Conselho Regional de Medicina.
Já o deputado Célio Moreira (PSDB) fez um apelo por mais cuidado em relação à saúde pública. “Pessoas não podem ficar jogadas em corredores de hospitais. Unidades de saúde, como o hospital de Paraopeba, não podem ser fechadas. É preciso garantir um número suficiente de profissionais, além de equipamentos que permitam um atendimento adequado a todos”, defendeu.
O deputado Duílio de Castro (PMN) também ressaltou a importância da participação das cidades na campanha. “Este é o pontapé inicial em prol de uma maior descentralização de recursos públicos, facilitando o acesso dos municípios a montantes mais significativos para cuidar da área. Para isso, é essencial que o Governo Federal também dê a sua cota”. Ele informou que haverá um mutirão em Sete Lagoas, para que agentes de saúde aproveitem visitas domiciliares para coletar assinaturas para a campanha.
Prefeito defende importância da campanha
O prefeito de Paraopeba, Pacífico Geraldo de Deus, destacou a importância da campanha da ALMG. Ele informou que o município, de quase 23 mil habitantes, luta pela reabertura de um hospital. O prefeito disse esperar que, havendo mais verba para a saúde, como é a proposta do Assine + Saúde, seja possível concretizar o efetivo funcionamento do hospital. “Paraopeba continuará contribuindo com essa campanha”, garantiu.
Esse posicionamento foi corroborado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Aroldo da Costa Melo, que ressaltou que o movimento sintetiza a constante preocupação da ALMG com a saúde pública.
Cronograma - A Caravana da Saúde continua suas ações em outros municípios do Estado. As próximas reuniões serão em julho, nas seguinte cidades: Ipatinga (2), Alfenas (8) e Manhuaçu (11). Todo cidadão pode participar por meio do formulário disponível no Portal da Assembleia, que deve ser preenchido com nome completo, endereço e título de eleitor. O formulário preenchido deve ser enviado para a Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30 - CEP: 30.190-921, Belo Horizonte/MG).
Homenagem - No início da reunião, o presidente da Câmara Municipal, Aroldo Costa Melo, entregou ao presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, o título de cidadão honorário de Paraopeba. A homenagem atendeu a requerimento do ex-vereador da cidade, Lucídio Iustáquio Pio, quando era presidente da Câmara Municipal.