Durante a reunião, os parlamentares apresentaram questionamentos e cobraram posicionamentos dos órgãos responsáveis
Os deputados Célio Moreira, Ivair Nogueira e Anselmo José Domingos

Deputados criticam demora na expansão do metrô de BH

Parlamentares defenderam mais rapidez nas obras de ampliação e melhoria previstas para o metrô.

11/06/2013 - 14:40

A demora na ampliação do metrô de Belo Horizonte foi criticada, nesta terça-feira (11/6/13), em audiência pública realizada na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante a reunião, os parlamentares apresentaram questionamentos e cobraram posicionamentos dos órgãos responsáveis, que apresentaram o projeto, o custo e o prazos para as obras de expansão.

O autor do requerimento para a realização da audiência, deputado Anselmo José Domingos (PTC), exemplificou a demora para a ampliação do serviço ao citar a situação da linha 2, que ligará o Barreiro ao Nova Suíça. Segundo o parlamentar, foram executadas algumas obras até o ano de 2002. No entanto, desde 2003, o trecho não recebeu mais recursos, algumas obras estão inacabadas, há lixo, insegurança, marginalidade, além de muros abertos que possibilitam o trânsito de pessoas. “A obra está parada, e esse é um sonho desde a década de 1970. Hoje nos sentimos completamente iludidos com a questão do metrô”, disse.

Da mesma forma, o deputado Ivair Nogueira (PMDB) defendeu que a construção da linha 2 vai atender uma grande demanda e desafogar o trânsito. O parlamentar questionou ainda a ausência de iniciativas para a construção de uma linha que chegue até Betim.

Sobre os questionamentos, o secretário de Estado adjunto de Transporte e Obras Públicas, Fabrício Torres Sampaio, afirmou que, embora o metrô precise ser aperfeiçoado, o Governo do Estado já apresentou ao Governo Federal um projeto, que foi aprovado pelo Ministério das Cidades e prevê a realização de melhorias e a ampliação do serviço.

Sobre o projeto, o subsecretário de Estado de Regulação de Transportes, Diogo Prosdócimi, informou que ele contempla a extensão da linha 1 até o Novo Eldorado; a construção da linha 2 (Barreiro-Nova Suíça); e também do trecho subterrâneo da linha 3 (Savassi-Lagoinha). Estão previstas ainda a reforma das 19 estações existentes, a reforma e aquisição de trens e também a realização de estudos e projetos para a extensão até Betim.

O subsecretário informou ainda que, para a realização dessas obras e de serviços de melhorias, serão necessários R$ 3,1 bilhões, recursos que foram aprovados. A expectativa é de que as modificações na linha 1 sejam finalizadas em até dois anos. Já a linha 2 terá o prazo de três anos, e a linha 3 irá demorar quatro anos.

Ainda segundo o subsecretário, a partir do novo projeto, há previsão de que o número de passageiros transportados por dia passe de 200 mil para quase um milhão. A extensão do metrô será ampliada de 28 km para 44 km, e o número de estações passará de 19 para 31.

Para o deputado Célio Moreira (PSDB), o recurso anunciado não será suficiente para realizar todas as obras e melhorias. “Esse recurso não vai dar para praticamente nada. Essa é uma novela que já dura 28 anos. Estamos discutindo e vendo muito projeto. Isso tudo é sonho”, opinou.

Integração de meios de transporte é desafio

Durante a reunião, o deputado Anselmo José Domingos questionou ainda se há diálogo entre os diversos órgãos que atuam no planejamento e execução do sistema público para que haja integração entre os vários modos de transporte. Na opinião do parlamentar, às vezes, o sistema deixa de ser interligado pela falta do planejamento de itens simples, como por exemplo, uma passarela ou estacionamento para veículos.

Sobre essa questão, o analista técnico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Adão Guimarães, concordou com o parlamentar, mas informou que, hoje, não é possível aumentar a integração. A utilização do sistema, segundo Adão, já é maior do que a capacidade: cerca de 250 mil passageiros, o que representa quase oito passageiros por metro quadrado. O analista informou ainda que o Governo Federal liberou recursos para aquisição de dez novos trens. “Estamos em uma situação crítica em relação ao conforto. Isso vai nos dar um fôlego, mas não é o bastante”, disse.

Para o assessor de relações metropolitanas e metrô da BHTrans, Tomás Alexandre, com a implantação do BRT, a integração vai ser multiplicada nas estações Vilarinho e São Gabriel. “Haverá uma quantidade enorme de ônibus chegando e saindo para várias regiões, e o cidadão poderá escolher o mais rápido e mais conveniente”. O assessor destacou ainda que investimentos estão sendo feitos nas avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos.

Audiência pública - Na mesma reunião, os parlamentares aprovaram ainda a realização de uma audiência pública, por solicitação do deputado Ivair Nogueira, para discutir os altos índices de acidentes de trânsito decorrentes do distúrbio do sono. O parlamentar solicitou ainda que sejam convidados para a audiência as Comissões de Saúde e de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas.

Consulte o resultado da reunião.