Deputados vão a Congonhas discutir precariedade da BR-040
Audiência pública da Comissão de Transporte está marcada para a próxima quinta-feira (13), no Cine Teatro Leon
07/06/2013 - 16:57A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na próxima quinta-feira (13/6/13), em Congonhas (Região Central), audiência pública para debater a situação da BR-040 no trecho de Belo Horizonte a Conselheiro Lafaiete. A reunião, que foi solicitada pelo deputado Juarez Távora (PV), está marcada para às 14 horas e vai acontecer no Cine Teatro Leon, na Rua Padre Antônio Corrêa, 212, Centro.
O parlamentar destaca a precariedade desse trecho da rodovia, que conta com fluxo intenso de caminhões e onde não há acostamento. Outro ponto que salienta é a falta de manutenção do asfalto que tem buracos, rachaduras e ondulações. De acordo com Juarez Távora, o grande número de acidentes com mortes e feridos evidencia as condições intransitáveis deste trecho na BR-040.
“Enquanto famílias choram seus mortos e motoristas saem de casa sem a certeza da voltar, uma alternativa que contribuiria para a diminuição das tragédias no trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete não é posta em prática. Por isso, vamos debater com a população e autoridades as possíveis soluções que possam minimizar os problemas da rodovia”, disse o deputado.
Foram convidados para participar da audiência pública o prefeito de Congonhas, José de Freitas Cordeiro; o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte em Minas Gerais (Dnit-MG), José Maria da Cunha; e o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles. Também foram chamados o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), José Elcio Santos Monteze; o presidente da Nacional Minério - Namisa e diretor de Área Mineral da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Daniel Santos Junior; e o gerente-geral da Mina de Fábrica – Vale, Luiz Gustavo Reche.