Autoridades locais e representantes de hotéis, bares, restaurantes e taxistas participaram da audiência
José Eugênio Aguiar, Edson Antenor Lima, Rômulo Veneroso e Agostinho Patrus Filho
Segundo Stella Kleinnath, apenas Fortaleza vai receber mais turistas estrangeiros do que BH durante

Centro Integrado para a Copa terá órgãos do consumidor

Providências foram anunciadas em audiência sobre direitos dos turistas e torcedores durante a Copa das Confederações.

07/06/2013 - 12:30

A uma semana do início da Copa das Confederações no Brasil, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu, nesta sexta-feira (7/6/13), um debate sobre a defesa dos consumidores durante a competição. Autoridades locais e representantes de hotéis, bares, restaurantes e taxistas participaram da audiência pública para verificar a estrutura da Capital mineira para receber turistas em grandes eventos, como a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.

O autor do requerimento para o debate, deputado Rômulo Veneroso (PV), lembrou que já houve outros debates com as autoridades competentes, principalmente relacionados à defesa do consumidor, seja ele turista ou morador local. “Nosso objetivo com esse debate é que Belo Horizonte realize grandes eventos e que o consumidor volte para casa satisfeito”, afirmou.

Mesma expectativa tem o assessor do projeto Segurança da Copa, representante da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), coronel PM Wilson Chagas Cardoso. Para ele, a ideia é que o turista não seja explorado pelos diversos serviços oferecidos. Neste sentido, foi instalado um espaço para órgãos de defesa do consumidor no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, onde o consumidor poderá apresentar denúncia que, segundo o coronel, terá uma ação imediata. Neste centro haverá todos os serviços de segurança e emergência reunidos, trabalhando de forma integrada.

Já o promotor Edson Antenor de Lima Paula acredita que haverá boa prestação de serviço e respeito aos direitos do consumidor. Ele defendeu que o Brasil precisa criar uma cultura de defesa do consumidor e que esta preocupação de explorar o turista nem deveria ser cogitada. Uma das ações do Ministério Púbico será fiscalizar o serviço de hotelaria oferecido na cidade.

O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho (PV), acredita que os turistas serão atendidos com segurança e vão contratar serviços justos. “Queremos atender bem o turista, fazer com que as pessoas que venham a Belo Horizonte durante as competições sejam bem atendidas e levem de Minas a melhor imagem”, afirmou o secretário. “Afinal, esta é nossa tradição, de hospitalidade”, completou.

Inserção no circuito turístico internacional

A oportunidade de Minas Gerais e Belo Horizonte se destacaram no cenário turístico mundial foi abordada na audiência. Segundo a diretora de promoção turística da Belotur, Stella de Moura Kleinnath, durante a Copa das Confederações, apenas Fortaleza vai receber mais turistas estrangeiros do que Belo Horizonte, que se iguala ao Rio de Janeiro no número de turistas no período. A ação, segundo ela, é distribuir informação presencial, impressa e virtual. Stella de Moura Kleinnath espera que este seja um pequeno passo que vai divulgar a cidade para o mundo. Neste sentido, ela informou que todas as informações sobre o evento na cidade estão no site www.belo2014.com.br.

O assessor da Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo, Glauco Carvalho, também ressaltou a importância de aproveitar a oportunidade para inserir Belo Horizonte e Minas Gerais no circuito internacional de turismo. Lembrou, no entanto, que a Copa das Confederações será um evento quase estritamente doméstico, já que moradores de Belo Horizonte e da Região Metropolitana foram responsáveis pela compra de 80% dos ingressos. Os estrangeiros responderam por 3,1% desta venda e os turistas de outros Estados, pelos 16,9% restantes.

Para atender bem o turista, o gerente do Procon Assembleia, Gilberto Dias, destacou que estão sendo finalizadas cartilhas bilíngues e reuniões constantes com operadoras de telefonia celular. O órgão ainda terá servidores bilíngues em tempo integral para atender os consumidores.

Já o representante do Sindicato das Empresas de Turismo de Minas Gerais, José Eugênio Aguiar, e o representante do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Murilo Cautiero, ressaltaram que suas entidades estão se preparando ao longo dos últimos anos para receber os turistas. Segundo José Eugênio Aguiar, o setor de viagens, operadoras e hotéis estão preparados. Murilo Cautiero destacou que os empresários estão conscientes da importância dos eventos. “Queremos um retorno e regularidade maior, e para isto precisamos seguir as leis e regras inerentes à defesa do consumidor”, afirmou.

Consulte o resultado da reunião.