O deputado Ivair Nogueira abriu a homenagem aos 50 anos da Copasa-MG
Ricardo Campos recebeu placa alusiva à homenagem

Assembleia Legislativa homenageia Copasa

Empresa comemora 50 anos de serviços prestados à população mineira.

04/06/2013 - 23:12

O deputado Ivair Nogueira (PMDB) abriu a homenagem aos 50 anos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG), ressaltando as ações da empresa em prol do desenvolvimento econômico e social dos municípios mineiros. A solenidade foi realizada, na noite desta terça-feira (4/6/13), em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a pedido do parlamentar.

Ivair Nogueira resgatou a trajetória da companhia e enfatizou a abrangência dos serviços prestados no Estado. Ele lembrou que a empresa está presente em 625 cidades, atendendo ao todo 14 milhões de cidadãos “com água de qualidade”. O deputado destacou ainda a participação da ALMG na expansão das atividades da concessionária: “o salto dado pela Copasa contou com a colaboração desta Casa, que aprovou projetos importantes para o seu crescimento e, consequentemente, para a melhoria de vida dos mineiros”.

O diretor-presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos, recebeu a placa de homenagem das mãos de Ivair Nogueira e do 1º-secretário da Mesa da Assembleia, deputado Dilzon Melo (PTB). Campos contou que, em 1963, ano de fundação da empresa, Belo horizonte e os seus 700 mil habitantes ganhavam o primeiro anel rodoviário, mas que ainda vivenciavam graves problemas sociais e ambientais devido à falta de água tratada. Desde então, segundo ele, a companhia vem trabalhando para se tornar a melhor empresa do setor. “Já recebemos diversos prêmios e certificações nacionais e internacionais e buscamos mais”, salientou.

Em seu pronunciamento, o diretor da Copasa também enumerou novos investimentos e projetos já em andamento como o programa Água da gente. Para ele, este é o maior programa de tratamento de água do Estado, “é o nosso compromisso para os próximos 50 anos”. Ele afirmou que, até 2016, Minas terá mais 107 estações de tratamento de esgoto; a Copanor, subsidiária que atua no Norte e no Nordeste do Estado, terá recebido até o final de 2013 cerca de R$ 460 milhões para levar água às comunidades mais carentes da região. Campos fechou o seu discurso com a promessa de que a homenagem e o reconhecimento da ALMG “se espalharão como uma onda” para os mais de 10 mil empregados da empresa.

Endossou o anúncio de ampliação dos investimentos da Copasa o secretário de Desenvolvimento Regional e de Política Urbana, Olavo Bilac Pinto Neto. A solenidade contou ainda com a participação dos deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Mario Henrique Caixa (PCdoB), Sebastião Costa (PPS), Bosco (PTdoB), e da deputada Luzia Ferreira (PPS), e com a apresentação do Coral da Copasa, aplaudido de pé pelos presentes.

Histórico – Fundada em 1963, a empresa pública completa 50 anos no próximo dia 5 de julho. A Companhia Mineira de Água (Comag), nome de origem, foi implantada pelo governo de Minas Gerais para instalar a infraestrutura necessária ao abastecimento de água e aos serviços de esgotamento sanitário nos municípios mineiros.

Após dez anos, com a criação do Plano Nacional de Saneamento (Planasa), pela União, e a definição de metas a serem alcançadas pelo País na área de saneamento básico, a empresa incorporou o Departamento Municipal de Águas e Esgoto de Belo Horizonte (Demae), o que viabilizou o crescimento da companhia.

Em 14 de novembro de 1974, a empresa passou a ser chamada de Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG). Abriu seu capital e fez sua primeira oferta de ações em 2006, com o objetivo de buscar a excelência no setor e a melhoria das condições de saúde da população.