Reunião em Divinópolis será nesta segunda-feira (27)

Comissão de Educação vai a Divinópolis discutir bullying

Segundo UFMG, um em cada quatro jovens entre 14 e 17 anos de Belo Horizonte já foi vítima dessa prática.

24/05/2013 - 11:42

Nesta segunda-feira (27/5/13), dia em que será comemorado o aniversário de Divinópolis, acontece audiência pública na cidade para debater o combate à prática de bullying nas escolas locais e da região Centro-Oeste do Estado. A reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais será realizada às 13 horas, na Câmara Municipal, (Rua São Paulo, 277 - Centro).

Foi a vice-presidente da comissão, deputada Maria Tereza Lara (PT), quem requereu a reunião, atendendo a pedido do vereador de Divinópolis, Edimilson João de Andrade. "Desde a época do massacre em Realengo, venho discutindo o aumento da pressão psicológica, por qual passam mais de 50% das crianças”, diz ele.

A expressão bullying é derivada de bully, valentão ou tirano em inglês, e é utilizada para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um indivíduo. Podem ser agressões verbais, intimidações e brincadeiras humilhantes, praticadas de maneira repetida e sem justificativas aparentes.

Uma pesquisa do Observatório de Saúde Urbana da UFMG mostra que um a cada quatro jovens entre 14 e 17 anos de Belo Horizonte já foi vítima de bullying pelo menos uma vez. Outros levantamentos de variadas instituições têm revelado índices assustadores, mostrando o crescimento da prática. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Belo Horizonte está em segundo lugar entre as capitais com maior frequência de alunos que declararam ter sofrido bullyng – 35,3% -, só perdendo para Brasília, com 35,6%.

Foram convidados para o evento: o prefeito de Divinópolis,Vladimir de Faria Azevedo; o presidente da Câmara Municipal, Rodyson Kristnamurti da Silva Oliveira; o promotor Carlos José e Silva Fortes; a superintendente regional de ensino de Divinópolis, Vera Lúcia Soares Prado; a secretária municipal de Educação, Eliana Cançado Ferreira; e os professores universitários Renato Ferreira Silva (da Faced), Patrícia Nascimento Amaral Vieira e Ariane Garrocho de Faria (da Funedi/Uemg).