Executivo da aviação recebe título de cidadão honorário
José Mario Caprioli dos Santos, fundador da Trip e diretor da Azul, foi homenageado na noite desta quinta-feira (23).
23/05/2013 - 21:25O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu, na noite desta quinta-feira (23/5/13), Reunião Especial para entrega do título de cidadão honorário do Estado ao fundador da Trip Linhas Aéreas e presidente do Comitê Executivo da Azul Linhas Aéreas, José Mario Caprioli dos Santos. A reunião foi acompanhada pela secretária adjunta de Turismo, Silvana Melo do Nascimento, dirigentes dos setores de turismo, indústria e comércio, além de tripulantes da Azul. O autor do requerimento para a homenagem foi o deputado Fred Costa (PEN).
Nascido em Campinas (SP), José Mario Caprioli dos Santos foi fundador e presidente, desde 1998, da Trip Linhas Aéreas, que se tornou a maior companhia aérea regional da América do Sul em 14 anos de atuação. Em maio de 2012, foi anunciada a fusão entre a Trip e a Azul Linhas Aéreas, resultando na terceira maior empresa aérea do País. "Com a fusão reafirmo o compromisso de um serviço de qualidade, oferecendo maior oferta de voos", afirmou Jose Mario Caprioli dos Santos.
O executivo da Azul afirmou ser uma honra estar na Assembleia recebendo o título de cidadão honorário, em um Estado onde ele tem uma "relação muito forte". "Esse título sela a relação de respeito e consideração que eu, representando toda a companhia, tenho com os mineiros", disse Caprioli.
Ele fez um histórico de sua trajetória à frente da Trip e que, logo no início de suas operações, percebeu o potencial que existia em Minas Gerais, criando a rota Campinas/Belo Horizonte. "Percebemos que aqui deveria ser o Estado onde deveríamos fincar nossa bandeira", disse Jose Mario Caprioli dos Santos, que informou que seu próximo passo em Minas Gerais será inaugurar um centro de ensino aeronáutico.
Durante a reunião, representando a Presidência da Assembleia, o deputado Ivair Nogueira (PMDB) destacou a carreira de Caprioli, que fundou uma companhia aérea, a Trip, aos 25 anos de idade, com apenas dois aviões. Ponderou, no entanto, que a ousada iniciativa foi ancorada em uma “longa experiência no ramo de transporte de passageiros”, já que sua família atua há oito décadas no transporte rodoviário no interior de São Paulo.
A trajetória de Caprioli também foi lembrada pelo deputado Fred Costa."Hoje nos reunimos para homenagear uma pessoa que tem sua história intimamente ligada à aviação civil e ao transporte aéreo", afirmou. O parlamentar reafirmou a importância da Trip, que foi considerada a maior companhia regional da América do Sul.
Fusão com Azul e visão de futuro
A fusão da Trip com a Azul foi destacada durante a Reunião Especial. Fred Costa falou sobre a frota moderna, os profissionais capacitados que fazem parte da empresa, que tem 121 aeronaves, cerca de 800 voos diários e gera dez mil empregos no Brasil. Para o deputado, a excelência da gestão da companhia aérea é feita por uma equipe competente e treinada e principalmente pela atuação do homenageado.
O deputado Ivair Nogueira lembrou que o sucesso da Trip foi atribuído sobretudo “ao talento e à visão de futuro do jovem empresário, que aliava ao seu pendor natural para os negócios uma primorosa educação, adquirida no Brasil e no exterior”. Neste sentido, o Ivair Nogueira mostrou a importância da fusão entre Trip e Azul, ocorrida em maio de 2012, que juntas tornaram-se mais competitivas.
Para o deputado Ivair Nogueira, Caprioli “tornou-se um dos responsáveis por uma histórica guinada na aviação comercial brasileira, com a emergência de uma terceira força no mercado doméstico, antes dominado por duas grandes empresas”. Em sua opinião, Caprioli recebe o justo reconhecimento desta Casa já que ele vem desempenhando importante papel para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. Atualmente a Azul opera em 13 cidades mineiras, executando 430 decolagens por dia em todo o Estado.
"Meu orgulho maior foi termos tornados líderes em um Estado como Minas Gerais. Esses números somente refletem a reciprocidade que recebemos em todo o Estado. Não poderíamos ter chegado tão longe sem o apoio do povo mineiro", afirmou. "Obrigado por contar com a gente e com enorme carinho que retribuímos esta acolhida, retribuindo nosso serviço", completou.