Plano de saúde do Ipsemg é tema de audiência
Deputados da Comissão de Saúde vão discutir, nesta quarta-feira (22), os tratamentos oncológicos feitos pelo instituto.
17/05/2013 - 17:26Os tratamentos oncológicos oferecidos pelo plano de saúde do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) será tema de debate na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (22/5/13), às 9h30, no Plenarinho IV. O requerimento de audiência pública é do deputado Arlen Santiago (PTB), que diz que o plano oferece tratamentos defasados aos seus associados. Segundo o parlamentar, há meses foram enviadas cartas e e-mails solicitando esclarecimentos e o instituto não ofereceu respostas.
Arlen Santiago explicou que, muitas vezes, o plano paga aos médicos e aos hospitais valores inferiores até ao que é pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que já é, segundo ele, um valor baixo. Em outros casos, o parlamentar diz que o Ipsemg não atualiza adequadamente seus procedimentos. “Hoje não se usa mais, praticamente no mundo inteiro, a radioterapia convencional, pelos efeitos colaterais que ela tem. Utiliza-se, no mínimo, a radioterapia tridimensional. Mas o Ipsemg não autoriza esse procedimento em nenhuma circunstância”, exemplificou o parlamentar.
Convidados – Foram chamados para a reunião o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; a presidente do Ipsemg, Jomara Alves da Silva; o diretor de Saúde do Ipsemg, Leonardo Tadeu Campera Brescia; o diretor-presidente da Fundação Dilson de Quadros Godinho, Dilson de Quadros Godinho Júnior; e o membro da Sociedade Mineira de Radioterapia, Miguel Torres Teixeira Leite.