Na ocasião, houve o lançamento do selo especial “Correios 350 anos – história, pessoas e ação”
O presidente Dinis Pinheiro entregou uma placa alusiva em homenagem à instituição

Assembleia presta homenagem aos Correios

Os 350 anos da instituição foram lembrados em Reunião Especial de Plenário nesta quinta-feira (16).

16/05/2013 - 22:49

Desde o dia 25 de janeiro, Dia do Carteiro, os Correios comemoram os 350 anos da atividade postal no Brasil. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prestou a sua homenagem à instituição em Reunião Especial de Plenário realizada nesta quinta-feira (16/5/13), a requerimento do deputado Carlos Pimenta (PDT).

Em seu pronunciamento, o diretor regional dos Correios em Minas Gerais, José Pedro Amengol, destacou a importância da empresa para a integração nacional. “Aproximamos pessoas numa área superior a 8,5 milhões de quilômetros quadrados, participando da construção de um novo tempo”, disse.

Amengol também ressaltou a estrutura dos Correios e o reconhecimento do trabalho prestado pela instituição no Brasil e no exterior. “Os Correios são um dos maiores empregadores do País, com 130 mil funcionários, sendo 13 mil em Minas. Pagamos de forma independente nossas despesas e cobrimos nossos investimentos, sem dar despesas ao Estado. Não por acaso, somos a décima melhor empresa de serviço postal do mundo, segundo a consultoria Accenture”, afirmou.

Por fim, Amengol enalteceu a importância de Minas Gerais para a qualidade dos serviços prestados pelos Correios. “Em Minas, temos mais de 1,8 mil postos de atendimentos e distribuímos 4 milhões de objetos e encomendas por dia. Além disso, o Estado é o líder de aberturas de contas no Banco Postal e tem uma das quatro diretorias com maior lucratividade do Brasil”, concluiu.

O deputado Carlos Pimenta lembrou a história dos Correios para destacar a “modernidade, eficiência e rapidez” da empresa. “A origem dos Correios remonta à Coroa portuguesa. No século XIX surgiu a figura do carteiro, foi inaugurada a entrega domiciliar de cartas e lançado o primeiro selo da instituição. Desde então, passamos a aguardar notícias importantes em nossas vidas pelos Correios. O parlamentar também recordou a parceria da ALMG com a empresa no Natal, em que crianças carentes deixam pedidos de presente em árvores de Natal dispostas nas agências dos Correios.

Abrindo mão das formalidades, o presidente da Assembleia de Minas, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), falou de improviso sobre este “patrimônio da população brasileira”, os Correios. “A capilaridade única dos Correios faz da empresa um fabuloso instrumento de inclusão social e cidadania. Ele participa ativamente das nossas vidas e, inclusive, da economia brasileira”, afirmou.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, não pôde comparecer à solenidade, mas enviou uma mensagem parabenizando os Correios pelos seus 350 anos.

Selo especial – Em companhia dos deputados Carlos Pimenta e Maria Tereza Lara (PT), filha de carteiro, o presidente Dinis Pinheiro entregou uma placa alusiva em homenagem à instituição. Em seguida, houve o lançamento do selo especial “Correios 350 anos – história, pessoas e ação”. Dinis Pinheiro e Carlos Pimenta foram o primeiro e o segundo a obliterá-lo, respectivamente.

Também estiveram presentes à solenidade os deputados Fred Costa (PEN) e Durval Ângelo (PT) e a deputada federal Maria do Carmo Lara (PT-MG).