Parlamento Jovem realiza evento em Viçosa nesta sexta (17)
O encontro contará com a presença de técnicos da Escola do Legislativo.
15/05/2013 - 10:31O Parlamento Jovem de Minas promove, nesta sexta-feira (17/5/13), no município de Viçosa (Zona da Mata), um encontro entre monitores, participantes e técnicos da Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento será realizado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), das 14 horas às 17h30 ; e a expectativa é de que 115 participantes estejam presentes.
O encontro será dividido em dois momentos. No primeiro, serão realizadas discussões técnicas para esclarecimento de dúvidas e questões sobre o projeto e sobre o tema. Já o segundo momento será destinado a integração entre os participantes do projeto.
A edição 2013 do Parlamento Jovem em Viçosa deu início aos trabalhos no dia 10 de abril. No município, foram desenvolvidas as ações de capacitação dos monitores e dos alunos. Os participantes também tem se reunido para debater o tema "Cidades Sustentáveis - Desafio para as Novas Gerações", que está sendo abordado pelo Parlamento Jovem deste ano.
Na quinta-feira (16), a oficina será realizada em Leopoldina e Espera Feliz, ambas na Zona da Mata. Na próxima semana, os técnicos da Escola do Legislativo e professores da PUC Minas realizarão os trabalhos em Uberaba (Triângulo Mineiro); na segunda-feira (20); e em Montes Claros (Norte de Minas), na quarta-feira (22).
Parlamento Jovem – O projeto Parlamento Jovem de Minas, criado em 2004 por meio de uma parceria entre a ALMG e a PUC Minas, tem como principal objetivo a formação política de estudantes dos ensinos médio e superior. Em suas seis primeiras edições, a ação mobilizou, apenas em Belo Horizonte, 800 estudantes de 42 escolas.
A partir de 2010, o projeto firmou parcerias com diversas câmaras municipais. Nessas cidades, são mobilizadas escolas de ensino médio e superior, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil com o objetivo de desenvolver uma rede de educação legislativa em Minas Gerais.
As propostas desenvolvidas pelos jovens, após terem sido apresentadas na ALMG, podem se transformar em projetos de lei ou mesmo em políticas públicas. Desde o início do projeto, mais de 150 proposições foram encaminhas para apreciação da Assembleia.
